Pelo menos 127 mortos e 180 feridos em Paris, segundo balanço oficial
14.11.2015 01h43
Os atentados terroristas em Paris de sexta-feira à noite causaram pelo menos 127 mortos e cerca de 180 feridos, 80 dos quais em estado crítico, disseram hoje fontes policiais francesas.

© Philippe Wojazer / Reuters
Oito terroristas, todos com coletes de explosivos, atacaram seis locais, entre eles uma sala de espetáculos e o estádio nacional, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.
Dos oito atancantes, sete dos quais suicidas, morreram, de acordo com as mesmas fontes.
A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".
Estes foram os atentados mais sangrentos na Europa desde os ataques em Madrid, em 2004.
Os atentados ainda não foram reivindicados.
"Este terrível provação (...) sabemos de onde vem, quem são estes criminosos, que são estes terroristas", afirmou Hollande.
O ministério do Interior francês pediu, em comunicado, aos parisienses que se mantenham em casa, divulgando um número de informações ao público (0800406005).
"As pessoas que se encontrem em casa, em casa de amigos, ou em instalações de trabalho na região parisiense, devem evitar sair, salvo em caso de necessidade absoluta", de acordo com a página digital do ministério.
As autoridades criaram uma plataforma 'online' (www.securite.interieur.gouv.fr) para reunir testemunhos que possam ajudar nas investigações.
Relacionados
- 0:58
Terroristas que estavam no Bataclan abatidos a tiro
O sequestro no Bataclan Café, uma sala de concertos onde estavam reféns cerca de uma centena de pessoas, já terminou. O canal France24 confirmou que os dois terroristas que estavam no interior foram abatidos a tiro. As autoridades pediram aos órgãos de comunicação social para não publicarem nem difundirem imagens da saída dos reféns do edifício.
-
Sete terroristas mortos em Paris
Pelo menos quatro pessoas morreram nas explosões nas imediações do Estádio de França, em Saint-Dennis, norte de Paris, na sexta-feira à noite, três dos quais são terroristas, anunciaram hoje as autoridades francesas.
- 0:50
Hollande classifica atuação dos terroristas como "verdadeira barbárie"
François Hollande deslocou-se ao Bataclan Café, onde se registou a maioria das vítimas mortais, já depois da reunião do Conselho de Ministros. O Presidente francês garantiu que vai lançar um combate impedioso contra o terrorismo. Hollande classificou a atuação dos terroristas como uma verdadeira barbárie.
- 1:00
Refém na sala de espetáculos contacta com o exterior através das redes sociais
A sala de espetáculos Bataclan é um dos locais alvo do ataque em Paris. No interior, dezenas de pessoas estão reféns e os autores do atentado têm estado a disparar contra espectadores de um espetáculo que decorria. Um dos reféns tem estado a conseguir contactar com o exterior através da internet.
- 1:36
Espectadora do França-Alemanha relata acontecimentos no estádio
A SIC Notícias falou ao telefone com uma espectadora do jogo França-Alemanha, que decorria no Stade de France, e que relata como estavam milhares de pessoas retidas no recinto, mas aparentemente sem pânico.
- 1:03
Imagens mostram cenário de horror em Paris
Numa altura em que ainda há muita informação dispersa e a ser recolhida, vão chegando imagens que dão conta dos acontecimentos após os ataques em Paris, numa altura em que as autoridades fazem cerco à entrada de qualquer pessoa nas zonas atingidas, incluindo jornalistas.
- 0:57
Vários ataques em bares e restaurantes abalam capital francesa
A noite de terror em França começou com uma série de relatos sobre tiroteios e explosões. Para além do massacre na sala de concertos no centro de Paris, uma série de outros ataques abalaram hoje a capital francesa.
- 0:30
Edifícios de todo o mundo iluminados com cores da bandeira francesa
Os ataques em Paris levaram várias cidades do planeta a solidarizarem-se de forma diferente. Dublin, Nova Iorque, Londres e Dallas foram apenas alguns dos locais onde edifícios foram iluminados com as cores da bandeira francesa.
- 2:34
As reações dos líderes internacionais aos ataques em Paris
Mal as notícias sobre os atentados saíram de Paris, o mundo começou a reagir, no Twitter, em comunicado ou em direto. Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, União Europeia, todos estão com a França neste momento.
- 0:38
Celebridades manifestam pesar por ataques em Paris nas redes sociais
Numa era onde o mundo comunica ainda com mais facilidade através das redes sociais, também várias celebridades manifestaram pesar perante os atentados em Paris. Ariana Grande, Katy Perry e Demi Lovato recorreram ao Twitter.
- 0:37
Residentes aconselhados a ficar em casa e relatam medo coletivo
As autoridades francesas reforçaram várias vezes o pedido para que os residentes se mantenham em casa. A SIC falou com um parisiense que relata medo coletivo e ainda a expectativa de que haja medidas mais apertadas por parte do Governo francês.
- 2:44
Especialista em terrorismo considera que atentados pretendem provocar reação em força
O especialista em terrorismo Daniel Pinéu defende que este tipo de terrorismo tem como objetivo provocar a reação em força do país atacado, algo que deve ser evitado. O professor de Relações Internacionais explica como poderá ter sido a preparação para um atentado desta envergadura.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36