sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

EUA mantém plano de acolher 10 mil refugiados sírios

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém o plano de acolher 10 mil refugiados sírios no país em 2016 apesar dos ataques terroristas perpetrados na sexta-feira em Paris, assegurou este domingo um assessor.

Vários candidatos da oposição republicana criticaram o Governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

Vários candidatos da oposição republicana criticaram o Governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

© Michaela Rehle / Reuters

"Mantemos o plano de aceitar os refugiados sírios", afirmou o assessor adjunto do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, em declarações à cadeia de televisão norte-americana Fox News.

Rhodes acrescentou que os Estados Unidos dispõem de "procedimentos de seleção muito rigorosos para esses refugiados"

"Há mulheres e crianças, órfãos desta guerra na Síria, e creio que temos de contribuir, junto dos nossos aliados, para dar-lhes refúgio", justificou.

Segundo os media, um dos suspeitos dos ataques em Paris - que causaram 129 mortos e 352 feridos - poderá ter chegado à capital depois de ter atravessa a Sérvia e a Croácia como refugiado.

Vários candidatos da oposição republicana criticaram o Governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

O magnata Donald Trump, que está na corrida para a candidatura presidencial republicana, também advertiu que expulsará os refugiados sírios do país, caso chegue à Casa Branca.

A 10 de setembro, o Presidente Obama ordenou ao seu Governo que inicie os preparativos para poder acolher pelo menos 10 mil refugiados sírios durante o novo ano fiscal, que começou a 1 de outubro e termina a 30 de setembro de 2016.

Esta decisão visa ajudar a atenuar a crise migratória de refugiados que a Europa enfrenta atualmente.

Lusa

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.