Estado Islâmico ameaça com atentados em países membros da coligação internacional
16.11.2015 15h23
O grupo extremista Estado Islâmico (EI) ameaçou hoje realizar mais atentados, semelhantes aos de Paris, na sexta-feira, em outros países que integram a coligação internacional que bombardeia as posições do movimento no Iraque e na Síria.

Raqqa, junho de 2014.
© Stringer . / Reuters
Num vídeo difundido na Internet pela filial do EI na região iraquiana de Kirkuk e cuja autenticidade não pode ser confirmada, o grupo extremista afirmou que vai atacar os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Bélgica, entre outros, "se continuarem os bombardeamentos contra os muçulmanos".
"Digo aos países da coligação (liderada pelos EUA) que não vão continuar a viver em segurança até que os muçulmanos vivam em segurança nos seus países", declarou um combatente do EI na gravação.
Sob o título "Até que chegou o castigo", o vídeo começa com imagens dos meios de comunicação social sobre os atentados de Paris, seguindo-se as advertências de vários 'jihadistas' jovens, que não se identificam.
Um deles pediu aos "crentes que sigam o exemplo dos irmãos [franceses] e ataquem os infiéis nos seus próprios lares (países)".
"Dizemos aos cruzados, especialmente à França, que não estarão seguros enquanto os seus aviões sobrevoarem os países dos muçulmanos. Isto [os ataques de Paris] foi uma simples resposta", acrescentou.
Outro 'jihadista', armado com uma espingarda 'kalashnikov', sugeriu que os ataques podem ser realizados "com engenhos explosivos, tiros, facas, veículos (armadilhados), pedras...".
Lembrou os ataques perpetrados no passado no Canadá, Bélgica e Austrália e prometeu que o grupo vai continuar a espalhar o terror nesses países: "O que vem aí é pior e mais amargo", avisou.
O terceiro combatente referiu os EUA, onde - sublinhou - a população "não vai ter segurança até que os muçulmanos vivam em segurança".
Este vídeo foi difundido após um bombardeamento, esta madrugada, da avião francesa contra o principal reduto do EI na Síria, a cidade de Raqa (nordeste), em resposta a vários atentados terroristas perpetrados em Paris e nos quais morreram pelo menos 129 pessoas e mais de 400 ficaram feridas.
Lusa
Relacionados
- 1:27
França parou ao meio-dia para homenagear vítimas dos atentados
Esta segunda-feira ao meio-dia a França parou num minuto de silêncio, a homenagem mais sentida às vítimas dos atentados de sexta-feira. Ao silêncio seguiu-se o hino nacional e a mensagem de que França não se rende.
- 4:57
A vida da comunidade muçulmana em França depois dos atentados de Paris, a análise de Pedro Barbosa
Pedro Barbosa, professor Universitário e especialista em Assuntos Islâmicos, esteve hoje na Edição da Manhã para analisar os atentados em Paris e os seus efeitos na vida da comunidade muçulmana em França
-
Ancara diz ter alertado França para ameaça de um dos bombistas suicidas
As autoridades da Turquia afirmam que alertaram por duas vezes a polícia francesa para a ameaça do militante jihadista Omar Ismail Mostefai, um dos bombistas suicidas de Paris. Ancara garante que não recebeu qualquer resposta das autoridades francesas.
- 1:00
França pode voltar a ser alvo de ataque "nos próximos dias, nas próximas semanas"
Foram detidas 23 pessoas e apreendidas mais de 30 armas na noite última noite, em ações das autoridades francesas. Desde os atentados, mais de 100 pessoas ficaram em prisão domiciliária. Esta noite foram realizadas mais de 150 buscas. A informação que foi confirmada pelo primeiro-ministro francês. Manuel Valls deixou ainda o alerta para a possibilidade de novos ataques "nos próximos dias, nas próximas semanas".
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
-
- 0:37
CGTP diz que situação económica permite salário mínimo superior a 600 euros
20.04.2018 às 17h37
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
-
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 1:29
Cuba tem um novo Presidente para manter tudo como está
O novo presidente de Cuba Miguel Díaz Canel promete honrar o legado de Fidel e Raul Castro e defender o socialismo em Cuba. O número dois do regime de Havana promete dar continuidade às reformas iniciadas pelo antecessor Raul Castro que, com 86 anos, vai continuar como secretário-geral do PC de Cuba pelo menos até 2021.
20.04.2018 às 14h36
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53
- 2:15
Investigação portuguesa em oftalmologia considerada a melhor na área da catarata e cirurgia refrativa
Uma equipa de oftalmologia de Coimbra ganhou um dos mais prestigiados prémios internacionais na área de catarata e cirurgia refrativa. A descoberta vai dar um importante contributo para o desenvolvimento de lentes mais adequadas.
18.04.2018 às 11h58
- 3:30
O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.
20.04.2018 às 15h28
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14