sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Estado Islâmico tem provavelmente outros ataques em preparação, alerta a CIA

O grupo radical Estado Islâmico (EI) tem provavelmente em preparação outras operações semelhantes aos ataques de Paris, considerou hoje o diretor da CIA, John Brennan.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

Falando num centro de investigação em Washington, Brennan reforçou não considerar os atentados na capital francesa como "um acontecimento isolado".

O EI "não se contenta em limitar as suas atividades mortíferas ao Iraque e à Síria e em criar 'franchises' locais no Médio Oriente, no sudeste da Ásia e em África, criou um programa de operações exteriores que aplica com efeitos letais", declarou o diretor da agência de informações norte-americana.

"Os serviços de segurança e de informações trabalham com afinco neste momento para ver o que mais conseguem fazer para o revelar", adiantou.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou hoje que a França e a Europa se devem preparar para novos atentados, indicando que mais de 150 buscas foram realizadas em solo francês nos meios islamitas desde os ataques em Paris na sexta-feira, que causaram 129 mortos.

O EI, que reivindicou os ataques de Paris, ameaçou hoje realizar atentados semelhantes em outros países que integram a coligação internacional que bombardeia as suas posições no Iraque e na Síria.

Num vídeo difundido na Internet pela filial do movimento na região iraquiana de Kirkuk e cuja autenticidade não pode ser confirmada, o grupo extremista afirmou que vai atacar os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Bélgica, entre outros, "se continuarem os bombardeamentos contra os muçulmanos".

"Digo aos países da coligação (liderada pelos EUA) que não vão continuar a viver em segurança até que os muçulmanos vivam em segurança nos seus países", declarou um combatente do EI na gravação.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.