sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Homem belga terá planeado atentados de Paris a partir da Síria

Homem belga terá planeado atentados de Paris a partir da Síria

A polícia francesa acredita que o homem que planeou, a partir da Síria, os ataques de Paris é um cidadão belga. Abdelhamid Abaaoud é também suspeito de estar por trás do ataque frustrado ao TGV, em agosto.

  • Divulgadas imagens de automóvel que terá sido usado pelos terroristas
    1:13

    Ataques em Paris

    As autoridades belgas estão a colaborar com os investigadores franceses. A televisão belga captou o momento em que um dos automóveis suspeitos é levado pela polícia de Paris. O veículo terá sido usado pelos terroristas que o deixaram perto da Praça da República. Este domingo, o ministro do Interior da Bélgica esteve reunido com Bernard Cazeneuve para trocarem informações sobre Moleebeck, a área da capital belga em que foram realizadas buscas e detenções. O Governo belga já manifestou grande preocupação com alegadas redes jihadistas no país.

  • Abdelhamid Abaaoud, o cérebro dos atentados de Paris
    1:45

    Ataques em Paris

    Foi identificado um possível suspeito de ter planeado os ataques de Paris, segundo fontes ligadas à investigação. O belga Abdelhamid Abaaoud é considerado o cérebro da operação. Estará neste momento na Síria, mas tudo indica que terá sido ele a dar a ordem para os ataques na capital francesa. As autoridades francesas e belgas ainda não confirmaram oficialmente a relação.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02