sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Instituições europeias sobem nível de alerta nos edifícios de Bruxelas

A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu decidiram hoje aumentar o nível de alerta nos seus edifícios em Bruxelas, de branco para amarelo, depois dos atentados em Paris, na passada sexta-feira à noite.

© Yves Herman / Reuters

Uma nota da Comissão Europeia refere que, apesar de as autoridades belgas não terem subido o novel de alerta do país, foi decidido passá-lo de branco para amarelo nos edifícios do executivo comunitário, como medida de precaução.

"Apesar de a Comissão não ter conhecimento de qualquer ameaça específica contra Instituições europeias, decidi, em coordenação com o presidente [Jean-Claude Juncker], aumentar o novel de alerta de branco para amarelo, como medida preventiva", escreveu a comissária europeia para os Recursos Humanos, Kristalina Georgieva, numa nota a que a agência Lusa teve acesso.

Também o Parlamento Europeu, segundo uma nota de imprensa, aumentou para amarelo o novel de alerta e decidiu encerrar algumas das entradas na sua sede em Bruxelas, incluindo a da imprensa.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que fizeram pelo menos 129 mortos e mais de 400 feridos.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha, com a presença do chefe de Estado francês, François Hollande.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".