Valls alerta para novos ataques nos próximos dias ou semanas
16.11.2015 08h04
O primeiro-ministro francês disse hoje que a França e a Europa têm de se preparar para a possibilidade de novos atentados terroristas e que os ataques de sexta-feira em Paris foram planeados a partir da Síria. Manuel Valls sublinhou que a França ainda pode voltar a ser alvo de ataque "nos próximos dias, nas próximas semanas".

© POOL New / Reuters
"Vamos viver muito tempo com esta ameaça, (...) temos de estar preparados", disse o primeiro-ministro francês à rádio RTL, falando ainda na possibilidade de "novas réplicas".
Segundo o primeiro-ministro francês, a ameaça estende-se, no entanto, a outros países europeus. "Sabemos que há operações que estão a ser preparadas e que estão ainda em preparação, não apenas contra a França mas também contra outros países europeus", afirmou, sem mais detalhes.
Segundo Manuel Valls, os atentados de Paris da sexta-feira passada, em que pelo menos 129 pessoas morreram, foram "organizados, pensados, planeados a partir da Síria".
O primeiro-ministro disse ainda que no domingo, bombardeamentos aéreos franceses destruíram "dois alvos operacionais" do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade síria de Raqqa e que uma dezena de aviões de combate da França asseguraram a operação.
Valls lembrou que o Presidente François Hollande anunciou, após os atentados de Paris, uma "resposta à altura do ataque" sofrido pela França.
Questionado sobre as razões por que não houve uma atuação desta dimensão antes, o primeiro-ministro vincou que a França integra uma coligação contra o EI e que "o epicentro" da ameaça "não está apenas na Síria", mas também no Iraque.
O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris. Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.
A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".
Com Lusa
Relacionados
-
Raides franceses destruíram campo de treinos jihadista na Síria
Uma série de raides aéreos por aviões franceses destruíram domingo um campo de treinos e um depósito de armas em Raqqa, reduto do autoproclamado Estado Islâmico na Síria, revelou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem.
-
Às 11:00, um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados
Em França cumpre-se hoje o terceiro dia de luto em memóra das vítimas dos atentados de Paris, no mesmo dia em que todos os países europeus são convidados a fazer um minuto de silêncio às onze da manhã, hora de Lisboa.
-
Buscas em casas de suspeitos islamitas em França
A polícia francesa efetuou buscas em várias casas de suspeitos islamitas, durante esta madrugada e em vários pontos do país, confirmou esta manhã o primeiro-ministro, Manuel Valls.
Na Homepage
-
Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.
19.04.2018 às 13h55
-
Professores manifestam-se contra "relógios" com horas a mais
Os professores manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Educação em protesto pela sobrecarga de horários. A iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, juntou 70 docentes que ao som da música "Time" dos Pink Floyd seguraram relógios para simbolizar as horas que trabalham a mais. No final, foi entregue ao Ministério uma proposta para uma reunião a 3 de maio.
-
Metade das crianças europeias não atinge potencial cognitivo por falta de iodo
Metade das crianças nascidas na Europa não atinge o seu potencial cognitivo devido a um défice de iodo, segundo um estudo internacional que defende o apoio dos políticos europeus a medidas para ultrapassar este problema.
19.04.2018 às 16h27
- 1:19
PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.
19.04.2018 às 17h05
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
O Governo quer reverter o corte de 5 por cento nos salários dos membros de gabinetes políticos. A medida, que será aplicada de forma faseada, está prevista no decreto-lei de execução orçamental e deverá ser aprovada hoje no Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 13h40
- 1:24
Aplicação de multas aos condutores das viaturas de emergência revista
A aplicação de multas aos condutores das Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em excesso de velocidade está a ser revista pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
19.04.2018 às 13h41
- 1:32
Melhoria do estado do tempo já permitiu aterragens no aeroporto da Madeira
O vento forte na Madeira obrigou esta quinta-feira ao cancelamento de cerca de uma dezena de voos. Esta tarde, a situação começou a normalizar, como explica a repórter da SIC Marta Caires.
19.04.2018 às 17h47
-
Novo Presidente de Cuba promete continuidade da revolução e reformas económicas
19.04.2018 às 16h08
- 2:09
NASA lança telescópio TESS em busca de planetas semelhantes à Terra
Já seguiu para o espaço o novo telescópio da NASA que tem como missão procurar planetas, fora do nosso sistema solar, que possam suportar a existência de vida.
19.04.2018 às 15h32
- 3:24
Capacetes Brancos da Síria e Human Rights Watch homenageados em Fafe
Na cidade de Fafe está a decorrer mais uma edição do Terra Justa, um encontro internacional de causas e valores da humanidade. Este ano são homenageados os Capacetes Brancos da Síria e a organização Human Rights Watch.
19.04.2018 às 12h19
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
A morte anunciada da ETA
A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.
19.04.2018 às 7h38
-
Familiares reencontram homem desaparecido há 40 anos em vídeo viral
Um indiano desaparecido há mais de 40 anos reencontrou a família depois de o irmão o identificar num vídeo no Youtube. Khomdram tinha 26 anos quando desapareceu do estado indiano de Manipur, em 1978. Durante décadas, a família não soube do seu paradeiro.
19.04.2018 às 16h20
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11