sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ali bin Al Hussein em Wembley para demonstrar solidariedade

O príncipe Ali bin Al Hussein, um dos cinco candidatos confirmados à presidência da FIFA, anunciou a sua presença esta terça-feira no jogo particular de futebol Inglaterra-França, em Wembley, onde se prestará homenagem às vítimas dos atentados de Paris.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Phil Noble / Reuters

"Aplaudo a decisão da Federação Francesa de Futebol em jogar este encontro frente à Inglaterra. Tal como muitos outros, tenciono ir ao jogo e mostrar a minha solidariedade para com o povo francês e as vítimas do terror", salientou Al Hussein.

Em comunicado, o príncipe jordano disse ainda que o propósito do terrorismo é o de "abalar o quotidiano e criar divisões, medo e ódio", mas que "o futebol mantém-se unido perante esta mentalidade odiosa".

"Pensamos nas vítimas, nas suas famílias e nos feridos em Paris. Na Jordânia estamos, infelizmente, familiarizados. Há poucos dias assinalámos o décimo aniversário de um atentado terrorista que matou muitos cidadãos. Perdi amigos e família", acrescentou Ali bin Al Hussein, lembrando o atentado de novembro de 2005 em Amã, que vitimou 57 pessoas.

O grupo extremista "Estado Islâmico" reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.