sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

David Cameron assiste ao jogo Inglaterra-França

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai assistir hoje ao jogo particular de futebol Inglaterra-França, no Estádio de Wembley, em Londres, numa manifestação de solidariedade na sequência dos atentados de Paris, anunciou um porta-voz.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Phil Noble / Reuters

Inicialmente, não estava previsto que David Cameron marcasse presença neste jogo, mas, de acordo com o porta-voz, "o primeiro-ministro vai participar em todas as homenagens" que serão prestadas às vítimas dos ataques de sexta-feira, que provocaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

No Estádio de Wembley, que está decorado com as cores da bandeira gaulesa e exibe na sua fachada o lema da República Francesa, 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade', está prevista a observação de um minuto de silêncio e a entoação do hino francês, 'A Marselhesa', antes do início do encontro.

"Este jogo vai em frente. Estamos todos juntos... mais vez, unidos vamos vencer", afirmou Cameron, um pouco mais tarde, no parlamento inglês.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado os atentados de sexta-feira, que, além das vítimas mortais, causaram centenas de feridos. De acordo com o último balanço feito pelos hospitais, no domingo, das 415 pessoas que foram atendidas nos hospitais após os ataques, pelo menos 42 continuavam no domingo à tarde em vigilância intensiva em unidades de reanimação.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol particular entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.