sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Novo ataque aéreo francês na Síria

A aviação francesa voltou a bombardar, esta noite, o principal reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no norte da Síria, destruindo um centro de comando e um centro de treino, anunciou o Estado-maior das forças armadas de França.

© Charles Platiau / Reuters

"As forças armadas francesas levaram a cabo, pela segunda vez no espaço de 24 horas, um raide aéreo contra o Daesh [acrónimo do Estado Islâmico em árabe] em Raqqa, na Síria", informou o Estado-maior, em comunicado.

A aviação francesa tinha já na madrugada de segunda-feira realizado bombardeamentos contra a cidade de Raqqa, em resposta a vários atentados terroristas em Paris na noite de sexta-feira, e nos quais morreram pelo menos 129 pessoas e mais de 400 ficaram feridas.

O ataque, efetuado às 00:30 em Lisboa (01:30 em França), foi realizado por "dez aviões caça - Rafale e Mirage 2000 - a partir dos Emirados Árabes Unidos e da Jordânia", os quais lançaram 16 bombas, numa missão semelhante à realizada na madrugada de segunda-feira.

"Os dois alvos foram atacados e destruídos em simultâneo", refere o comunicado.

"Conduzido em coordenação com as forças norte-americanas, o raide visou locais identificados durante missões de reconhecimento previamente realizadas pela França", segundo o mesmo texto.

O Presidente francês François Hollande anunciou que a resposta de França seria "implacável" após os atentados de sexta-feira, os mais sangrentos cometidos em território francês.

Os atentados de Paris foram reivindicados pelo grupo extremista que se autodesigna Estado Islâmico.

Desde os atentados de sexta-feira, Estados Unidos e França decidiram aumentar as suas trocas de reconhecimento sobre potenciais alvos.

A França vai intensificar as suas operações contra o Estado Islâmico na Síria graças às informações obtidas e à deslocação do porta-aviões Charles-de-Gaulle, que vai triplicar a sua capacidade de realizar ataques.

Com Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29