sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

"Dispositivo reforçado" de segurança no Real-Barcelona

A polícia espanhola garantiu hoje que irá contar com um "dispositivo reforçado" de 2.500 efetivos para o jogo de futebol de sábado entre Real Madrid e FC Barcelona, a disputar no Santiago Bernabéu, em Madrid.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

"Um Real Madrid-Barça é sempre um jogo de risco, pela quantidade de pessoas que mobiliza e pela intensidade com que vivem o futebol", esclareceu o diretor-geral da polícia e num momento em que Espanha está em nível 4 de alerta antiterrorismo.

Uma situação que, segundo o responsável, "reforçou o dispositivo em relação ao que se faz habitualmente".

As operações contarão com 2.500 efetivos, entre os quais mais de mil polícias nacionais, elementos dos serviços de emergência, polícia municipal e segurança privada.

"Tenho muita confiança na eficácia desse dispositivo, que nos vai permitir ter garantias de segurança e normalidade no decorrer do jogo. Eu mesmo, que não ligo muito a futebol, tenciono assistir ao jogo", acrescentou Ignacio Cosidó.

O diretor das forças de segurança esclareceu, no entanto, não poder dar garantias de segurança absoluta, lembrando que "a ameaça é muito real", mas que "não se pode deixar que os terroristas levem a melhor".

Cosidó apelou também à colaboração da imprensa, alertando que "existe muito ruído e falsos alarmes a circularem nas redes sociais".

Entretanto, também o ministro espanhol do interior, falou na segurança para o 'clássico', dizendo que haverá controlo apertado, não apenas no acesso ao estádio, mas nas suas imediações e transportes.

O reforço de segurança prende-se com os atentados de sexta-feira em Paris, que provocaram a morte de, pelo menos, 129 pessoas, e mais de 350 feridos, embora o ministro Jorge Fernandez Diaz entenda que para já não há razão para adiar o jogo.

"Se essas circunstâncias surgirem estará sempre em primeiro lugar a vida das pessoas", esclareceu.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC