sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Paris queixa-se de falta de coordenação europeia contra o terrorismo

O porta-voz do Governo francês queixou-se hoje que a "Europa funciona sem coordenação" na luta contra o terrorismo, sublinhando que França está "muito determinada em obter objetivos" no Conselho de Ministros da Justiça e Interior.

© Jacky Naegelen / Reuters

"É necessário que, a nível europeu, se mude a forma como trabalhamos juntos", sublinhou Stéphane Le Foll numa entrevista ao canal France 2.

O porta-voz recordou os pedidos franceses aos seus parceiros europeus no Conselho de Ministros de hoje em Bruxelas: a adoção do dispositivo de registo dos passageiros aéreos, a partilha de ficheiros judiciais e "uma política mais coerente" contra o tráfico de armas.

Paris reclama também um reforço do controlo das fronteiras e uma partilha das informações dos serviços secretos.

Questionado sobre se vai prolongar o controlo das fronteiras francesas, incluindo os países da zona Schengen, decretado duas horas depois dos ataques terroristas em Paris na passada sexta-feira, o porta-voz disse que será feito "o que for necessário".

Lusa

  • Autoridades montam grande operação com rusgas em vários pontos de França
    1:39

    Ataques em Paris

    As autoridades têm montada uma grande operação com rusgas em vários pontos de França. A polícia francesa procura mais pistas sobre os terroristas, ao mesmo tempo que os familiares das vítimas começam a preparar os funerais.Em Paris continua esta noite a mega operação montada pelas forças de segurança francesas. As rusgas continuam em todo o território como nos relata o enviado especial da SIC, Rui Pedro Reis.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".