sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Paris queixa-se de falta de coordenação europeia contra o terrorismo

O porta-voz do Governo francês queixou-se hoje que a "Europa funciona sem coordenação" na luta contra o terrorismo, sublinhando que França está "muito determinada em obter objetivos" no Conselho de Ministros da Justiça e Interior.

© Jacky Naegelen / Reuters

"É necessário que, a nível europeu, se mude a forma como trabalhamos juntos", sublinhou Stéphane Le Foll numa entrevista ao canal France 2.

O porta-voz recordou os pedidos franceses aos seus parceiros europeus no Conselho de Ministros de hoje em Bruxelas: a adoção do dispositivo de registo dos passageiros aéreos, a partilha de ficheiros judiciais e "uma política mais coerente" contra o tráfico de armas.

Paris reclama também um reforço do controlo das fronteiras e uma partilha das informações dos serviços secretos.

Questionado sobre se vai prolongar o controlo das fronteiras francesas, incluindo os países da zona Schengen, decretado duas horas depois dos ataques terroristas em Paris na passada sexta-feira, o porta-voz disse que será feito "o que for necessário".

Lusa

  • Autoridades montam grande operação com rusgas em vários pontos de França
    1:39

    Ataques em Paris

    As autoridades têm montada uma grande operação com rusgas em vários pontos de França. A polícia francesa procura mais pistas sobre os terroristas, ao mesmo tempo que os familiares das vítimas começam a preparar os funerais.Em Paris continua esta noite a mega operação montada pelas forças de segurança francesas. As rusgas continuam em todo o território como nos relata o enviado especial da SIC, Rui Pedro Reis.

  • "Sobre este pântano, não é possível jogar futebol seriamente na próxima época"
    4:46

    Opinião

    David Borges esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, da SIC Notícias, onde analisou as acusações do FC Porto ao Benfica, no caso dos e-mails. O comentador da SIC disse que falta saber se "tudo é verdade" e se os documentos são verdadeiros, o que compete ao Ministério Público apurar. David Borges defendeu ainda que era "bom" que a investigação decorresse de forma rápida e profunda; e não acredita que perante a polémica, se consiga jogar "futebol seriamente", na próxima época.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI
    0:17

    Mundo

    O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

  • "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"
    1:19

    País

    O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.