sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Paris queixa-se de falta de coordenação europeia contra o terrorismo

O porta-voz do Governo francês queixou-se hoje que a "Europa funciona sem coordenação" na luta contra o terrorismo, sublinhando que França está "muito determinada em obter objetivos" no Conselho de Ministros da Justiça e Interior.

© Jacky Naegelen / Reuters

"É necessário que, a nível europeu, se mude a forma como trabalhamos juntos", sublinhou Stéphane Le Foll numa entrevista ao canal France 2.

O porta-voz recordou os pedidos franceses aos seus parceiros europeus no Conselho de Ministros de hoje em Bruxelas: a adoção do dispositivo de registo dos passageiros aéreos, a partilha de ficheiros judiciais e "uma política mais coerente" contra o tráfico de armas.

Paris reclama também um reforço do controlo das fronteiras e uma partilha das informações dos serviços secretos.

Questionado sobre se vai prolongar o controlo das fronteiras francesas, incluindo os países da zona Schengen, decretado duas horas depois dos ataques terroristas em Paris na passada sexta-feira, o porta-voz disse que será feito "o que for necessário".

Lusa

  • Autoridades montam grande operação com rusgas em vários pontos de França
    1:39

    Ataques em Paris

    As autoridades têm montada uma grande operação com rusgas em vários pontos de França. A polícia francesa procura mais pistas sobre os terroristas, ao mesmo tempo que os familiares das vítimas começam a preparar os funerais.Em Paris continua esta noite a mega operação montada pelas forças de segurança francesas. As rusgas continuam em todo o território como nos relata o enviado especial da SIC, Rui Pedro Reis.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.