sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Polícia belga procura dois alegados terroristas e teme que um tenha explosivos

A polícia belga procura pelo menos dois homens, um dos quais suspeito de estar armado com explosivos semelhantes aos usados nos atentados jihadistas de Paris na semana passada, informaram fontes da investigação ao diário belga Le Soir.

Reuters

Reuters

© Youssef Boudlal / Reuters

Além disso, durante todo o dia, as forças especiais da polícia federal detiveram quatro pessoas no bairro histórico do Grand Sablon de Bruxelas, depois de terem detetado um veículo suspeito, indicou por sua vez a agência Belga.

Esta intervenção teve lugar no dia em que Bruxelas desportou em estado máximo de alerta de ameaça terrorista.

O Governo da Bélgica ativou hoje de manhã o nível quatro de alerta de ameaças, em resposta a relatórios que alertam para o risco de um atentado por parte de "pessoas diferentes, com armas e explosivos, talvez em diferentes lugares" do país.

Lojas, museus, salas de cinema, teatro e concertos, centros desportivos e outros lugares muito frequentados aos fins-de-semana encerraram as portas ou não chegaram sequer a abri-las, e a circulação foi cancelada em todas as linhas do metro.

A autarquia do centro de Bruxelas recomendou também que os cafés, restaurantes e bares encerrem esta noite como medida de precaução.

A recomendação afeta ainda os estabelecimentos dos bairros Saint-Géry, da Bolsa e de Plattesteen, segundo disse um porta-voz da autarquia ao diário Tijd, que foram informados por polícias, que patrulham as ruas de Bruxelas acompanhados por militares fortemente armados.

A medida de prevenção foi tomada porque não existia uma ameaça específica para esses bairros, mas o risco geral decorrente do aumento do nível de alerta no país.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.