sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Polícia belga procura dois alegados terroristas e teme que um tenha explosivos

A polícia belga procura pelo menos dois homens, um dos quais suspeito de estar armado com explosivos semelhantes aos usados nos atentados jihadistas de Paris na semana passada, informaram fontes da investigação ao diário belga Le Soir.

Reuters

Reuters

© Youssef Boudlal / Reuters

Além disso, durante todo o dia, as forças especiais da polícia federal detiveram quatro pessoas no bairro histórico do Grand Sablon de Bruxelas, depois de terem detetado um veículo suspeito, indicou por sua vez a agência Belga.

Esta intervenção teve lugar no dia em que Bruxelas desportou em estado máximo de alerta de ameaça terrorista.

O Governo da Bélgica ativou hoje de manhã o nível quatro de alerta de ameaças, em resposta a relatórios que alertam para o risco de um atentado por parte de "pessoas diferentes, com armas e explosivos, talvez em diferentes lugares" do país.

Lojas, museus, salas de cinema, teatro e concertos, centros desportivos e outros lugares muito frequentados aos fins-de-semana encerraram as portas ou não chegaram sequer a abri-las, e a circulação foi cancelada em todas as linhas do metro.

A autarquia do centro de Bruxelas recomendou também que os cafés, restaurantes e bares encerrem esta noite como medida de precaução.

A recomendação afeta ainda os estabelecimentos dos bairros Saint-Géry, da Bolsa e de Plattesteen, segundo disse um porta-voz da autarquia ao diário Tijd, que foram informados por polícias, que patrulham as ruas de Bruxelas acompanhados por militares fortemente armados.

A medida de prevenção foi tomada porque não existia uma ameaça específica para esses bairros, mas o risco geral decorrente do aumento do nível de alerta no país.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07