sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Sete dos oito detidos em Saint-Denis libertados hoje

Sete dos oito detidos na operação policial de Saint-Denis, no norte de Paris, foram hoje libertados pela polícia, divulgou a agência de notícias France Presse.

IAN LANGSDON/ EPA

Nessa operação, que aconteceu na quarta-feira, a polícia cercou e atacou um apartamento em que presumia que estava escondido o alegado "cérebro" dos atentados de Paris, Abdelhamid Abaaoud, tendo depois informado que esse homem morreu no assalto policial.

Nessa operação foram ainda detidas oito pessoas, que estavam no edifício do apartamento ou nas proximidades.

Sete dos detidos foram hoje libertadas, enquanto o oitavo, o homem que tinha emprestado o apartamento a Abaaoud, continua sob a guarda policial.

Esse homem chama-se Jawad Bendaoud e tinha dito à France Presse, pouco antes da detenção, que apenas tinha dado abrigo a duas pessoas "que vinham da Bélgica" e que "só queriam água e rezar".

Este homem tinha sido condenado em 2008 a oito anos de prisão, tendo sido libertado em 2013.

A sua detenção pode ser estendida até 144 horas ou seis dias de acordo com as regras de uma investigação terrorista sob ameaça iminente.

Uma semana depois dos ataques, os investigadores começam a ter uma ideia mais pormenorizada da composição dos três comandos, formados possivelmente uma dúzia de jihadistas, que mataram 130 pessoas em Paris e provocaram cerca de 350 feridos.

No entanto, o papel de um deles, Salah Abdeslam, permanece obscuro. Este homem, que as autoridades supõem que esteja na Bélgica, está a ser ativamente procurado.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.