sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Um dos acusados dos ataques de Paris diz que Abdeslam estava disposto a imolar-se

Hamza Attou, de 21 anos, um dos alegados jihadistas detidos na Bélgica com relações aos ataques em Paris, disse hoje que Salah Abdeslam, com mandado de captura internacional, estava disposto a imolar-se, avança a televisão francófona RTBF.

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

Hamza Attou, que juntamente com Mohamed Amri, de 27 anos, conduziu Salah Abdeslam até Bruxelas depois dos ataques, não tinha ainda falado sobre a viagem que os três realizaram e negOU estar ao corrente da implicação de Abdeslam nos atentados de Paris de 13 de novembro, que causaram 130 mortos e mais de 300 feridos.

No entanto, a sua advogada, Carine Couquelet, confirmou hoje que o seu cliente fez novas declarações e que explicou em particular que, durante a viagem até Bruxelas, Salah Abdeslam mostrou-se "ameaçador" e disposto a imolar-se.

Hamza Attou admitiu que Salah Abdeslam possa ter levado um cinto com explosivos, embora diga que não o viu, e que a chegar a Bruxelas, a capital belga, no sábado à tarde deixou-o no distrito de Laeken, que se encontra perto do estádio de futebol Rey Balduino (antigo Heysel).

Hamza Attou e Mohamed Amri foram detidos na passada segunda-feira e estão detidos na prisão de alta segurança de Bruges, na Bélgica.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20