sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Um dos acusados dos ataques de Paris diz que Abdeslam estava disposto a imolar-se

Hamza Attou, de 21 anos, um dos alegados jihadistas detidos na Bélgica com relações aos ataques em Paris, disse hoje que Salah Abdeslam, com mandado de captura internacional, estava disposto a imolar-se, avança a televisão francófona RTBF.

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

Hamza Attou, que juntamente com Mohamed Amri, de 27 anos, conduziu Salah Abdeslam até Bruxelas depois dos ataques, não tinha ainda falado sobre a viagem que os três realizaram e negOU estar ao corrente da implicação de Abdeslam nos atentados de Paris de 13 de novembro, que causaram 130 mortos e mais de 300 feridos.

No entanto, a sua advogada, Carine Couquelet, confirmou hoje que o seu cliente fez novas declarações e que explicou em particular que, durante a viagem até Bruxelas, Salah Abdeslam mostrou-se "ameaçador" e disposto a imolar-se.

Hamza Attou admitiu que Salah Abdeslam possa ter levado um cinto com explosivos, embora diga que não o viu, e que a chegar a Bruxelas, a capital belga, no sábado à tarde deixou-o no distrito de Laeken, que se encontra perto do estádio de futebol Rey Balduino (antigo Heysel).

Hamza Attou e Mohamed Amri foram detidos na passada segunda-feira e estão detidos na prisão de alta segurança de Bruges, na Bélgica.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.