sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Porta-aviões francês a postos para novos ataques ao Daesh

O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse hoje que a aviação francesa vai estar pronta para novos ataques aéreos a posições do autodenominado Estado Islâmico (EI), Daesh, a partir de segunda-feira, adiantou a France Presse.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

Os ataques serão lançados a partir do porta-aviões francês Charles de Gaulle, que tomou posição no Mediterrâneo este fim-de-semana.

"Os aviões estarão operacionais a partir de amanhã [segunda-feira]", disse Le Drian em entrevista à rádio Europe 1, nove dias após os ataques terroristas de Paris que mataram 130 pessoas.

As forças francesas vão ter na região 26 caças no porta-aviões (18 Rafale e oito Super Etendard), para além dos 12 que já estão estacionados na região: seis Rafale nos Emirados Árabes Unidos e seis Mirage 2000 na Jordânia.

Le Drian sublinhou que a luta contra o autoproclamado EI é, à vez, "uma guerra sombra e uma guerra do campo de batalha", em que é preciso combater "um Estado" organizado, instalado numa parte do Iraque e da Síria, e um "movimento terrorista internacional que tem por objetivo atacar o mundo ocidental".

O responsável pela pasta da Defesa defendeu que não só é preciso atacar Mossul, no Iraque, "onde se encontra o centro de decisão política do EI", como Raqa, na Síria, onde estão "os campos de treino dos 'foreign fighters', ou seja, os combatentes destinados a atuar no estrangeiro".

O ministro francês disse que um possível ataque químico ou biológico "estava entre os riscos", mas garantiu que todas as precauções para o evitar foram tomadas.

Le Drian afirmou que as autoridades francesas não excluíram nenhuma possibilidade na sequência dos ataques em Paris, ainda que fosse "muito complicado" alguém usar armas químicas.

O responsável pela pasta da Defesa do Governo gaulês afirmou ainda, na mesma entrevista, que os lados em conflito na Líbia têm de chegar a acordo para criar um novo Governo de unidade que permita travar os avanços do grupo EI.

"Tem de haver um acordo entre as duas fações rivais, senão é o Daesh (EI) que vai ganhar", disse o ministro à radio Europe 1.

Le Drian disse que "é urgente" um acordo, uma vez que o Daesh (EI) "está a conquistar território a partir de Sirte, [cidade costeira no norte da Líbia] e procurando seguir para sul em direção aos campos de petróleo".

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16