sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em França levam Polónia a reforçar controlo fronteiriço

O ministro do Interior da Polónia, Mariusz Blaszczak, anunciou hoje que o país vai reforçar os controlos das fronteiras exteriores do espaço Schengen (de livre circulação) "para garantir a segurança dos seus cidadãos".

© Kacper Pempel / Reuters

"Queremos voltar a ter guardas fronteiriços nos pontos onde a sua presença deixou de existir nos últimos anos", disse hoje o ministro numa entrevista à rádio pública polaca.

O governante sublinhou que os controlos podem visar qualquer viajante que pretenda entrar no espaço Schengen através das fronteiras polacas, o que inclui tanto os cidadãos extracomunitários como os nacionais de países da União Europeia.

O ministro polaco não esclareceu se a medida, adotada após os atentados 'jihadistas' de Paris, será transitória ou permanente.

O anúncio tem lugar depois de, na passada sexta-feira, os ministros da Justiça e do Interior da União Europeia terem mostrado a sua vontade de reforçar os controlos das fronteiras exteriores para reforçar a segurança interna.

"Garantir a segurança dos polacos é de suma importância", assinalou Blaszczak, que tomou posse a semana passada, tal como o resto do governo, liderado pelo partido nacionalista conservador Lei e Justiça.

Blaszczak, que classificou de "errada" a decisão do anterior governo de acolher 7.000 refugiados, no âmbito das quotas definidas por Bruxelas, acrescentou que Varsóvia não vai ceder "a ideologias do politicamente correto".

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16