Bélgica continua em alerta máximo contra o terrorismo
Bélgica continua em alerta máximo contra o terrorismo
24.11.2015 21h12
O Governo belga mobilizou mais 500 polícias para assegurar a proteção dos locais públicos que reabrem esta quarta-feira, após quatro dias de alerta máximo em Bruxelas. O impacto das medidas de segurança na economia estão já a fazer-se sentir.
Relacionados
- 2:39
Detidas mais cinco pessoas em Bruxelas
Bruxelas acordou para o terceiro dia consecutivo em alerta máximo. Na capital da Bélgica vive-se um cenário de guerra. Durante a noite foram feitas 19 operações policiais das quais resultaram 16 detenções mas o suspeito mais procurado, Salah Abdeslam, continua a monte. Já esta manhã foram detidas mais cinco pessoas.
-
Bélgica reforça medidas de segurança para Taça Davis em ténis
A Bélgica vai reforçar as medidas de segurança na final da Taça Davis em ténis, que decorrerá no próximo fim de semana em Gent, devido à ameaça terrorista que mantém o país em alerta.
- 2:05
Bruxelas continua a meio gás mas há mais pessoas na rua
A capital da Bélgica continua em alerta máximo de terrorismo. Apesar de muitos serviços e transportes ainda estarem encerrados em Bruxelas, a população já saiu mais à rua hoje e parece mais tranquila, como constatou a correspondente da SIC, Susana Frexes.
-
Bélgica mobiliza mais 500 polícias para escolas e metro de Bruxelas
O Governo federal belga decidiu mobilizar 500 agentes policiais suplementares para assegurar a proteção das escolas e do metro de Bruxelas, que reabrirão na quarta-feira, apesar de continuar a vigorar o alerta máximo de ameaça terrorista na capital belga. Fontes do Ministério do Interior indicaram que 300 agentes serão destacados para as escolas na região de Bruxelas, enquanto os outros 200 garantirão a segurança nas estações de metro, para auxiliar a polícia de Bruxelas, que terá assim o apoio da polícia federal e de agentes policiais de outras regiões do país. Na segunda-feira, o Conselho Nacional de Segurança decidiu manter o nível de alerta máximo ("4") na região de Bruxelas, devido a uma ameaça "séria e iminente" de ataques terroristas, mas, ao mesmo tempo, decidiu reabrir na quarta-feira as escolas, que estiveram encerradas na segunda-feira e hoje, assim como o metro, que não funciona desde sábado, e reabrirá "de forma progressiva". Na segunda-feira, por ocasião da reunião do Conselho Nacional de Segurança para reavaliar a situação, os autarcas das 19 comunas que compõem a região de Bruxelas haviam pedido ao Governo federal belga um reforço de 288 polícias suplementares para apoiar a reabertura das 745 escolas da região, reivindicação que foi então atendida pelas autoridades, que destacarão mais 300 agentes. O primeiro-ministro belga, Charles Michel, havia garantido na ocasião que haveria medidas suplementares para garantir a segurança de alunos e professores nos estabelecimentos de ensino de Bruxelas. A capital da Bélgica e da União Europeia encontra-se desde a madrugada de sábado sob alerta máximo, devido ao que as autoridades belgas classificam como um risco "sério e iminente" de atentados com recurso a armas e explosivos em diferentes pontos da cidade, à imagem dos ataques de 13 de novembro em Paris, reivindicados pelo Estado Islâmico, que provocaram 130 mortos. A polícia belga tem conduzido nos últimos dias uma série de operações antiterroristas, mas o homem mais procurado, por alegado envolvimento nos ataques de Paris, Salah Abdeslam, continua em fuga. (Fotos Reuters)
-
Bélgica emite mandado de captura internacional contra Abrini Mohamed
A Justiça belga emitiu um mandado de captura internacional contra Abrini Mohamed, de 30 anos, identificado na companhia de Salah Abdeslam dois dias antes dos atentados de dia 13 em Paris, anunciou esta terça-feira a procuradoria.
Na Homepage
- 1:51
- 0:50
- 1:10
Costa diz que é "excelente notícia" DBRS subir rating de Portugal
A agência de notação financeira canadiana DBRS melhorou a classificação do rating atribuído a Portugal. O primeiro-ministro António Costa considera que esta é uma "excelente notícia".
21.04.2018 às 12h52
- 2:11
- 2:43
Alunos trocam aulas pelas ruas contra armas nos EUA
Milhares de estudantes norte-americanos abandonaram as salas de aula para protestar nas ruas contra a lei sobre porte de arma. Em Nova Iorque, em Washington e em muitas outras cidades, os estudantes mobilizaram-se por uma mudança na legislação.
21.04.2018 às 15h38
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
- 2:36
Rainha Isabel II faz hoje 92 anos
A rainha Isabel II de Inglaterra assinala hoje o seu 92º aniversário com um concerto em Londres que terá a presença de várias estrelas da música como Sting, Tom Jones, Craig Davis e Kylie Minogue que vão atuar no Royal Albert Hall.
21.04.2018 às 15h29