sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Bruxelas deixa de estar sob alerta de ameaça máximo

O Órgão belga de Coordenação para Análise de Ameaça (OCAM) decidiu hoje reduzir o nível de ameaça em Bruxelas, de "4" para "3", deixando assim a capital belga e da União Europeia de estar sob risco máximo de ataque iminente.

© Benoit Tessier / Reuters

A decisão do OCAM foi tomada numa reunião hoje à tarde, que ainda decorre, devendo o Conselho Nacional de Segurança reunir-se à noite para determinar quais as consequências da mudança de nível de alerta nas medidas de segurança que foram implementadas em Bruxelas, designadamente a nível de transportes públicos, comércio e espaços públicos.

Na madrugada do último sábado, 21 de novembro, o OCAM recomendou a subida para o nível de alerta de "3" para "4", o máximo da escala, na região de Bruxelas e da vizinha Vilvorde (flamenga), devido a uma" ameaça séria, precisa e iminente" de ataques terroristas múltiplos, à semelhança daqueles ocorridos a 13 de novembro em Paris.

Bruxelas permaneceu sob alerta máximo durante cinco dias, e na segunda e na terça-feira as escolas e a rede de metro permaneceram fechadas, tendo sido reabertas na quarta-feira, mas rodeadas de fortes medidas de segurança.

Com o regresso do nível de ameaça para "3" -- agora uniforme para todo o território, e que representa uma ameaça "possível e provável" -, cabe ao Conselho de Segurança Nacional decidir que medidas de segurança devem ser aplicadas em conformidade.

O Conselho de Segurança Nacional junta o primeiro-ministro, os ministros da Justiça, da Defesa, do Interior e dos Negócios Estrangeiros, assim como os vice-primeiros-ministros, o OCAM, os serviços secretos, a polícia federal e o procurador federal, entre outros.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa