sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

França e Bélgica querem partilha de informação após ataques de Paris

A França e a Bélgica querem melhorar a troca de informação entre os nove países europeus com maiores preocupações quanto a ameaças terroristas, numa reação aos ataques de Paris, disse na segunda-feira uma fonte governamental francesa.

© Benoit Tessier / Reuters

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e o seu homólogo belga, Charles Michel, concordaram em "lançar uma iniciativa", quando se encontraram na Cimeira da Clima, em Paris, na segunda-feira, indicou à AFP uma fonte da equipa do primeiro-ministro francês.

Esta iniciativa incluiria a harmonização e sistematização da forma como é partilhada entre os 26 países da zona Schengen a informação sobre indivíduos considerados perigosos ou radicalizados.

A França e a Bélgica querem ver "o prolongamento e expansão da troca multilateral de informação" entre os países, indicou a mesma fonte.

A agência de notícias belga noticiou que a França e a Bélgica podem marcar um encontro nas próximas semanas, apesar de a fonte ter dito que não há ainda uma data.

Os receios com a segurança europeia aumentaram depois dos ataques em Paris, que mataram 130 pessoas no mês passado.

Os ataques, reivindicados pelo Estado Islâmico, levantaram também questões relacionadas com a monitorização das pessoas que chegam da Síria durante a pior crise migratória da Europa desde a II Guerra Mundial.

A Comissão Europeia sugeriu a criação de uma agência de inteligência pan-europeia, semelhante ao FBI nos Estados Unidos.

O grupo dos nove Estado membros - França, Bélgica, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Espanha, Irlanda e Suécia - encontrou-se em junho de 2014 após um ataque num museu judeu em Bruxelas.

Lusa

  • Obama desloca-se ao Bataclan em homenagem às vítimas
    1:27

    Ataques em Paris

    Barack Obama prestou, esta noite, homenagem às vítimas dos ataques de Paris com uma deslocação ao Bataclan. O líder americano juntou-se a François Hollande assim que chegou à capital francesa, onde se encontra para participar na Cimeira do Clima. Foi com um evidente dispositivo de segurança nas ruas que decorreu a homenagem.

  • Vítimas dos ataques em Paris foram homenageadas
    3:01

    Ataques em Paris

    Apesar do estado de emergência em França devido aos ataques do passado dia 13 em Paris, foram muitos os que quiseram associar-se à homenagem oficial. Na capital francesa, duas semanas após os atentados, uma cidadã muçulmana pede para não se confundir o Islão com o terrorismo.

  • Homenagem às vítimas dos ataques de Paris
    2:49

    Ataques em Paris

    As autoridades alemãs prenderam um suspeito de ter vendido as armas usadas nos ataques em Paris. Duas semanas depois dos ataques, as 130 vitimas mortais foram homenageadas esta manhã pelo Governo francês. O Presidente François Hollande prometeu tudo fazer para "destruir o exército de fanáticos" que cometeram os atentados de 13 de novembro.

  • Simpsons homenageiam vítimas dos ataques de Paris
    1:32

    Ataques em Paris

    Os Simpsons lembraram os ataques de Paris. No episódio que foi emitido esta semana, há uma referência breve, que é sobretudo simbólica, mas que os fãs da série de culto americana não deixaram de notar como uma forma de homenagem às vítimas dos atentados de 13 de novembro.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.