Bataclan pode reabrir em 2016
02.12.2015 18h47
O Bataclan, a sala de espetáculos de Paris onde 90 pessoas foram mortas por "jihadistas" a 13 de novembro, poderá reabrir no final do próximo ano, disseram hoje dois dos seus proprietários a um jornal francês.

© Charles Platiau / Reuters
Olivier Poubelle e Jules Frutos, que agendam os concertos e detêm um terço do teatro, bem como de vários outros espaços musicais na capital francesa, falaram ao Le Monde de como ficaram devastados pelos atentados.
"Dois dos nossos colegas morreram, tal como profissionais da música que conhecíamos bem. Outros estão gravemente feridos. Eu não estava no teatro e estou sempre a pensar nisso", disse Poubelle.
"Um socorrista disse-me 'Você não é responsável', mas mesmo assim...", acrescentou.
Poubelle acorreu de imediato ao local na noite dos atentados, enquanto estava ainda em curso o cerco de três horas e as pessoas no interior do teatro estavam a ser abatidas a tiro.
"Havia mortos e feridos por todo o lado, a polícia queria saber como era a disposição da sala e o que iria encontrar atrás da porta, como chegar ao piso de cima o mais rapidamente possível", descreveu.
Os dois colegas que morreram -- um técnico de luz e um assessor de imprensa -- trabalhavam noutro sítio e estavam ali em lazer, a assistir ao concerto da banda de rock norte-americana Eagles of Death Metal.
Nenhum dos cerca de funcionários que estavam de serviço naquela noite morreu, embora Poubelle tenha dito ao Le Monde que vários "estiveram a 10 centímetros da morte".
Três empregados do bar esconderam-se numa arrecadação e "dois seguranças da entrada salvaram vidas", sublinhou o sócio do Bataclan ao jornal.
"Eles perceberam o que se passava quando ouviram tiros no bar. E não fugiram, entraram, abriram as saídas de emergência e gritaram às pessoas para saírem", relatou.
Segundo Poubelle, as equipas de funcionários dos cinco espaços que os dois sócios possuem têm-se mantido unidas desde os atentados, tentando oferecer uns aos outros apoio e solidariedade.
"Quando vi as fotos das vítimas, houve muitas que reconheci -- Posso nunca ter falado com elas, mas já as tinha visto na sala de concertos ou no bar. É uma sensação horrível", disse Jules Frutos.
"A única coisa que há a dizer é que havia uma 'joie de vivre' que foi assassinada", comentou.
Os dois sócios descreveram a zona -- o 11.º bairro, no leste de Paris -- como uma das mais multiétnicas e de esquerda de França, mas criticaram as tentativas de rotular ou politizar os ataques.
"Eles só queriam matar tantas pessoas quanto possível", observou Poubelle.
Nenhum dos dois voltou a entrar no Bataclan desde 13 de novembro, mas continuam a passar lá em frente todos os dias para ver as multidões e as muitas homenagens.
Estão ansiosos porque a música regresse, defendendo que a sala de concertos "não deve tornar-se um mausoléu ou um local de peregrinação".
"A equipa quer uma reconstrução, os artistas também. Falamos muito sobre isso, mas será um longo caminho", disse Frutos ao diário francês.
"Estamos mortos por agora, mas precisamos de vida. É vital que as portas se reabram", frisou.
Os Eagles of Death Metal já disseram que querem dar o primeiro concerto se o Bataclan reabrir.
Lusa
Relacionados
-
António Costa depositou flores junto ao Bataclan em memória das vítimas
Depois de ter sido recebido pela presidente da câmara de Paris, António Costa foi à sala de espectáculos Bataclan deixar um ramo de flores em memória das vítimas dos atentados de 13 de novembro. O primeiro-ministro foi acompanhado pelo vereador dos Assuntos Europeus da autarquia, o português Hermano Sanches Ruivo.
- 1:27
Obama desloca-se ao Bataclan em homenagem às vítimas
Barack Obama prestou, esta noite, homenagem às vítimas dos ataques de Paris com uma deslocação ao Bataclan. O líder americano juntou-se a François Hollande assim que chegou à capital francesa, onde se encontra para participar na Cimeira do Clima. Foi com um evidente dispositivo de segurança nas ruas que decorreu a homenagem.
-
Eagles of Death Metal querem atuar no Bataclan quando reabrir
A banda californiana Eagles of Death Metal quer ser a primeira a atuar na sala de espetáculos francesa Bataclan, quando o local for reaberto ao público, disse em entrevista o vocalista do grupo Jesse Hughes.
-
Hollande e Cameron visitam Bataclan
O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitaram hoje de manhã ao Bataclan, a sala de espetáculos parisiense, alvo dos atentados terroristas de 13 de novembro, que fizeram 130 mortos.
- 7:22
SIC encontrou antigo dono do Bataclan em Israel
Em Israel, os bombardeamentos sobre o Daesh e os próprios atentados de Paris estão a ter grande eco e as principais empresas de segurança começam a pensar nos negócios com a Europa. A reportagem alargada do correspondente da SIC em Telavive mostra como os israelitas lidam com o problema do terrorismo mas o Henrique Cymerman descobriu também o antigo dono do Bataclan, um judeu que tinha deixado o negócio em Paris há muito pouco tempo, antes de voltar para Israel.
- 1:53
Primeira entrevista dos Eagles of Death Metal após ataque no Bataclan
Os Eagles of Death Metal, banda que atuava no Bataclan no dia dos atentados de Paris, deram a primeira entrevista sobre os acontecimentos da fatídica noite. Emocionado, o vocalista da banda norte amercana conta que muitas pessoas morreram porque não aceitaram abandonar os amigos.
Na Homepage
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
- 0:57
Greve dos trabalhadores da EMEF pode afetar circulação no metro do Porto
23.04.2018 às 10h07
-
-
-
-
Kate Middleton deu entrada na maternidade em trabalho de parto
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
Em atualização
23.04.2018 às 8h40
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15