sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Identificado terceiro bombista suicida do ataque ao Bataclan

Foi identificado o terceiro terrorista que atacou a sala de espetáculos do Bataclan nos atentados de 13 de novembro em Paris. Era um jovem de 23 anos, orginário da cidade francesa de Estrasburgo.

© Charles Platiau / Reuters

De acordo com o jornal francês Le Parisien, que cita fontes policiais, Foued Mohamed Aggad, de 23 anos, foi um dos responsáveis pelo ataque.

O jovem originário de Estrasburgo pertencia a um grupo de dez jovens da mesma zona que foi para a Síria no final de 2013 e que voltou em março de 2014.

O irmão mais velho de Aggad está detido desde que voltou dessa mesma viagem.

O nome de Foued Mohamed Aggad junta-se assim aos de Ismael Omar Mostefai e Samy Amimour, os três jovens responsáveis pela morte de mais de 80 pessoas no Bataclan.

Na mesma noite, diversos ataques simultâneos em Paris fizeram um total de 130 mortos, atentados reivindicados pelo grupo extremista Daesh.

  • SIC encontrou antigo dono do Bataclan em Israel
    7:22

    Ataques em Paris

    Em Israel, os bombardeamentos sobre o Daesh e os próprios atentados de Paris estão a ter grande eco e as principais empresas de segurança começam a pensar nos negócios com a Europa. A reportagem alargada do correspondente da SIC em Telavive mostra como os israelitas lidam com o problema do terrorismo mas o Henrique Cymerman descobriu também o antigo dono do Bataclan, um judeu que tinha deixado o negócio em Paris há muito pouco tempo, antes de voltar para Israel.

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52