sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Vestígios de explosivos encontrados em apartamento de Bruxelas onde esteve Abdeslam

Material destinado à preparação de explosivos, vestígios de explosivos e três cintos "que podem ter sido utilizados para transportar explosivos" e uma impressão digital do suspeito em fuga, Salah Abdeslam, foram descobertos num apartamento de Bruxelas, anunciou hoje a Justiça belga.

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

(SIC/ Arquivo)

Este apartamento, localizado na comuna de Schaerbeek, em Bruxelas, foi alvo de uma operação judicial a 10 de dezembro, mas esta informação não tinha sido divulgada pelas autoridades.

"O Ministério Público Federal confirmou a descoberta de materiais para a preparação de explosivos e vestígios de TATP (peróxido de acetona, um explosivo instável usada nos ataques de 13 de novembro), durante uma pesquisa conduzida no terceiro andar de um apartamento localizado em Schaerbeek, rua H. Bergé", anunciaram as autoridades judiciais em um comunicado.

"Este apartamento foi arrendado sob uma falsa identidade, que poderia ter sido usado por uma pessoa sob a qual pende uma acusação e está em prisão preventiva", refere o comunicado.

Desde os ataques de Paris, o tribunal belga indiciou 10 pessoas suspeitas de terrorismo, nove dos quais ainda estão sob custódia.

Estes indivíduos são suspeitos de ajudar Salah Abdeslam na execução dos ataques de 13 de novembro em Paris. O belga Salah Abdeslam, alvo de um mandado de detenção pelo alegado envolvimento nos atentados na capital francesa, confessou aos cúmplices que o ajudaram a fugir que participou na matança das 130 pessoas.

Quando fugiu para a Bélgica, após os ataques, Abdeslam não foi para o seu bairro de Molenbeek, em Bruxelas, tendo pedido que o conduzissem a Schaerbeerk, nos subúrbios da capital belga, onde o esperava uma terceira pessoa. Na altura, Abdeslam ter-se-á despedido dizendo que não o voltariam a ver.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC