sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Vestígios de explosivos encontrados em apartamento de Bruxelas onde esteve Abdeslam

Material destinado à preparação de explosivos, vestígios de explosivos e três cintos "que podem ter sido utilizados para transportar explosivos" e uma impressão digital do suspeito em fuga, Salah Abdeslam, foram descobertos num apartamento de Bruxelas, anunciou hoje a Justiça belga.

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

"Apelo a testemunhas", lê-se na nota, que identifica "Abdeslam Salah, nascido a 15 de setembro de 1989, em Bruxelas, e alvo de um mandado de busca".

(SIC/ Arquivo)

Este apartamento, localizado na comuna de Schaerbeek, em Bruxelas, foi alvo de uma operação judicial a 10 de dezembro, mas esta informação não tinha sido divulgada pelas autoridades.

"O Ministério Público Federal confirmou a descoberta de materiais para a preparação de explosivos e vestígios de TATP (peróxido de acetona, um explosivo instável usada nos ataques de 13 de novembro), durante uma pesquisa conduzida no terceiro andar de um apartamento localizado em Schaerbeek, rua H. Bergé", anunciaram as autoridades judiciais em um comunicado.

"Este apartamento foi arrendado sob uma falsa identidade, que poderia ter sido usado por uma pessoa sob a qual pende uma acusação e está em prisão preventiva", refere o comunicado.

Desde os ataques de Paris, o tribunal belga indiciou 10 pessoas suspeitas de terrorismo, nove dos quais ainda estão sob custódia.

Estes indivíduos são suspeitos de ajudar Salah Abdeslam na execução dos ataques de 13 de novembro em Paris. O belga Salah Abdeslam, alvo de um mandado de detenção pelo alegado envolvimento nos atentados na capital francesa, confessou aos cúmplices que o ajudaram a fugir que participou na matança das 130 pessoas.

Quando fugiu para a Bélgica, após os ataques, Abdeslam não foi para o seu bairro de Molenbeek, em Bruxelas, tendo pedido que o conduzissem a Schaerbeerk, nos subúrbios da capital belga, onde o esperava uma terceira pessoa. Na altura, Abdeslam ter-se-á despedido dizendo que não o voltariam a ver.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.