sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Marrocos anuncia detenção por ligações aos atentados de Paris

As autoridades marroquinas anunciaram hoje a detenção de um cidadão belga suspeito de ligações aos atentados de novembro em Paris.

© Charles Platiau / Reuters

O detido tem nacionalidade belga, é orginário de Marrocos e estará diretamente relacionado com os ataques que fizeram 130 mortos em Paris, adianta o governo marroquino num comunicado.

O ministro do Interior acrescenta que o suspeito, detido na sexta-feira em Al-Mohammadiyah, perto da cidade marroquina de Casablanca, combateu na Síria com a al-Nusra antes de se juntar ao Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico.

Segundo a investigação marroquina, este cidadão belga deslocou-se ao território sírio com um dos suicidas que se fez explodir na zona de Saint-Denis, no norte de Paris, perto do Estádio de França, um dos locais dos ataques terroristas de novembro passado.

Durante a sua estada na Síria, o suspeito treinou o manuseamento de armas e estabeleceu ligações com os comandantes do EI, incluindo "o cérebro dos ataques terroristas na capital" francesa, segundo a mesma nota informativa.

De acordo com a investigação das autoridades marroquinas, o belga saiu da Síria em direção à Turquia, deslocando-se em seguida para a Alemanha e para Bélgica. O suspeito chegou a Marrocos procedente da Holanda.

O suspeito será presente à justiça no final da investigação, precisou o mesmo comunicado.

Com Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.