sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Bataclan em obras para reabrir no final do ano

A sala de espetáculos Bataclan, onde 90 pessoas foram mortas a 13 de novembro por três jihadistas nos atentados de Paris, vai ser submetida a obras e reabrirá no final deste ano, anunciou esta quarta-feira a direção.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Charles Platiau / Reuters

"Hoje, queremos partilhar convosco uma notícia importante: decidimos renovar o Bataclan. Faremos todos os possíveis para acolher novamente espetáculos antes do fim do ano de 2016", indicou a direção em comunicado.

O principal proprietário do Bataclan, o grupo Lagardère, precisou estar a fazer "o máximo para reabrir a sala no final de 2016", embora as obras não tenham ainda começado.

No início de dezembro do ano passado, os dois dirigentes históricos da sala, Olivier Poubelle e Jules Frutos, sócios paritários, tinham já anunciado que desejavam reabrir no final de 2016.

O Bataclan, onde 90 pessoas morreram nos atentados de 13 de novembro (que fizeram, no total, 130 mortos), é uma das mais célebres salas de espetáculo de Paris, com uma capacidade de 1500 lugares.

Situada no centro-leste da capital francesa, esta grande sala acolhia nessa noite um concerto da banda de rock norte-americana Eagles of Death Metal, quando três 'jihadistas' armados e envergando coletes com explosivos entraram e abriram fogo sobre a audiência.

Desde a sua renovação nos anos 1970, desfilaram pela sala, que se tornou um local muito popular da noite parisiense, muitas estrelas da música francesas e internacionais.

Construído em 1864 como "Grand Café Chinois -- Théâtre Bataclan", e depois restaurado em 1952, o nome do edifício faz referência a Ba-ta-clan, uma opereta de Offenbach, e está classificado como monumento histórico.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..