sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Detido na Argélia um suspeito de ter ligações aos ataques de Paris

Um argelino residente na Bélgica alegadamente com ligações aos ataques terroristas de 13 de novembro em Paris foi hoje detido pelo Ministério Público de Bugia, na Argélia.

Um homem com a camisola manchada de sangue é acompanhado pela polícia após o ataque ao Bataclan, Paris, 13 novembro

Um homem com a camisola manchada de sangue é acompanhado pela polícia após o ataque ao Bataclan, Paris, 13 novembro

© Philippe Wojazer / Reuters

O suspeito está em prisão preventiva em Akbou, na província de Bugia (250 quilómetros a este da capital argelina, Argel), precisou um comunicado do Ministério Público local, citado pela agência noticiosa senegalesa (AFS).

A procuradoria indica que o argelino é suspeito "de ter ligações aos ataques terroristas de Paris, perpetrados em novembro passado".

O homem foi detido na sequência de relatos de "possível envolvimento com terrorismo e participação num grupo terrorista ativo", acrescenta.

O suspeito foi detido depois de ter respondido a uma intimação do tribunal de primeira instância de Akbou, acrescentou a procuradoria, sem revelar a identidade do suspeito e o seu suposto papel nos ataques.

De acordo com o diário Le Soir d'Algérie, o detido é Zouhir Mehdaoui, de 29 anos, que terá trocado a Argélia pela Turquia, em 2012.

Apresentado como próximo de Abdelhamid Abaaoud, um dos presumíveis mentores dos ataques de Paris, Zouhir Mehdaoui viveu na Grécia, antes de se estabelecer perto de Bruxelas, onde se casou com uma belga, de acordo com o diário argelino.

Os ataques 'jihadistas' de 13 de novembro fizeram 130 mortos e dezenas de feridos em vários locais de Paris, capital francesa.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.