sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Pelo menos quatro polícias feridos num tiroteio em Bruxelas

Um tiroteio que ocorreu ao início da tarde em Bruxelas causou ferimentos em pelo menos quatro polícias. O tiroteio ocorreu durante uma operação antiterrorista em Bruxelas, relacionada com os ataques de novembro em Paris. As agências internacionais dão conta de pelo menos três polícias feridos e dois suspeitos em fuga.

© Francois Lenoir / Reuters

© Francois Lenoir / Reuters

© Francois Lenoir / Reuters

© Yves Herman / Reuters

© Yves Herman / Reuters

© Yves Herman / Reuters

© Yves Herman / Reuters

© Yves Herman / Reuters

A porta-voz da polícia belga não deu informações sobre a gravidade dos ferimentos, o número de feridos foi entretanto atualizado para quatro.

De acordo com o porta-voz da procuradoria federal, o tiroteio aconteceu durante uma busca realizada na comuna de Forest, nos subúrbios a sul da capital belga.

Uma megaoperação policial foi montada de imediato em Bruxelas, as autoridades mobilizaram um helicóptero e um elevado números de agentes e veículos.

A zona onde ocorreu o tiroteio foi circunscrita pelas autoridades, a polícia aconselhou os moradores a não saírem à rua e foram montadas medidas redobradas de segurança junto às escolas. As crianças foram mantidas nos estabelecimentos de ensino, de onde só têm ordem para sair quando a situação na cidade estabilizar.

A operação em curso na capital da Bélgica poderá também estar relacionada com a divulgação da lista de 22 mil combatentes, revelada esta semana nos ficheiros do Daesh.

De acordo com o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, a polícia francesa está também envolvida nesta operação antiterrorista.

A polícia belga tem realizado diversas operações de combate ao terrorismo com o objetivo de localizar militantes islâmicos que possam ter ligações aos ataques de Paris, a 13 de novembro, nos quais morreram 130 pessoas.

Ao que tudo indica, os ataques na capital francesa no final do ano passado foram planeados a partir da Bélgica. Os extremistas islâmicos que arquitetaram os atentados estiveram no bairro Molenbeek, em Bruxelas. A operação de hoje ocorreu numa zona muito próxima, o que indica que há a suspeita de que os suspeitos possam ainda estar nessa área suburbana.

A polícia belga terá hoje realizado um raide a um apartamento que julgavam estar vazio e foi recebida com tiros. Dois polícias terão sido feridos por estes primeiros disparos. Dois suspeitos conseguiram fugir e um agente acabou por ser ferido mais tarde.

Última atualização 17:31

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC