sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Polícia francesa detém quatro suspeitos de planear atentado em Paris

ÚLTIMA HORA

A polícia antiterrorista francesa deteve hoje quatro radicais islâmicos suspeitos de estarem a planear um atentado no centro de Paris, avança a estação de televisão TF1.

© Charles Platiau / Reuters

Três homens e uma mulher foram esta madrugada detidos num bairro do centro de Paris, no XVIII bairro, e no subúrbio Seine-Saint-Denis. Já estavam referenciados pelas forças de segurança francesas como radicais islâmicos.

Segundo a TF1, foram apreendidos munições para arma automática e equipamento informático.

Entre os suspeitos estão Aytac e Ercan B., dois irmãos franceses de origem turca e Youssef E., um islamita já conhecido dos serviços secretos.

Este francês de 28 anos foi condenado a cinco anos de prisão em março de 2014. Tinha sido detido dois anos antes no aeroporto Saint-Etienne na companhia de dois cúmplices, quando se preparavam para partir para a Síria para se juntarem a grupos jihadistas.

Youssef E. foi libertado em outubro de 2015 e estava em prisão domiciliária desde 29 de fevereiro no âmbito do estado de urgência decretado pelo Governo. A sua companheira também foi detida esta manhã.

Após uma busca aos apartamentos, os investigadores referiram ter confiscado munições de Kalachnikov, uma pistola de alarme, material informático e um cofre. A prisão preventiva pode prolongar-se no total por 96 horas.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.