sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Obama felicita França pela captura de Abdeslam

O Presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou hoje o primeiro-ministro belga, Charles Michel, e o Presidente francês, François Hollande, pela captura de Salah Abdeslam, o homem mais procurado na sequência dos atentados terroristas de Paris, em novembro passado.

LAURENT DUBRULE

Tanto Charles Michel como o Palácio do Eliseu divulgaram nas respetivas contas da rede social Twitter que Obama ligou aos chefes de governo e de Estado da Bélgica e da França para os felicitar pela operação conduzida no bairro de Molenbeek e pelo êxito de hoje na sua "luta conjunta contra o terrorismo".

Salah Abdeslam, diretamente envolvido nos sangrentos ataques de Paris, que fizeram mais de 130 mortos e foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico, foi hoje detido durante uma operação policial em Bruxelas, depois de quatro meses em fuga, confirmaram as autoridades policiais.

A operação antiterrorista em Molenbeek foi seguida pelo primeiro-ministro belga, Charles Michel, e pelo Presidente francês, François Hollande, a partir do gabinete do chefe de Governo belga, para onde rumaram depois de participarem numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

"Foi uma coincidência extraordinária", comentou já Charles Michel.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.