sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Salah Abdeslam será entregue a França "dentro de alguma semanas"

O principal suspeito nos atentados de novembro em Paris, Salah Abdeslam, apenas será transferido para França "dentro de algumas semanas" após depor perante a justiça belga no inquérito sobre um tiroteio ocorrido em Bruxelas três dias antes da detenção.

AP

"Será entregue à França dentro de algumas semanas (...) deve ser ainda ser escutado num outro dossiê", referiu, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP) o seu advogado Sven Mary, numa alusão ao tiroteio ocorrido em 15 de março na região bruxelense de Forest, durante uma operação da polícia relacionada com os atentados na capital francesa.

Questionado pela AFP, o procurador federal considerou por sua vez ser "demasiado cedo" para se pronunciar sobre uma data em que Salah Abdeslam será entregue à França, na sequência da sua detenção em 18 de março em Bruxelas após quatro meses em fuga.

"Não temos qualquer ideia", disse um dos seus porta-vozes, Eric Van der Sypt.

Em 15 de março em Forest, o argelino Mohamed Belkaïd, um presumível cúmplice de Salah Abdeslam, foi morto durante uma operação policial, enquanto dois outros homens conseguiram escapar após diversas trocas de tiros.

Abdeslam é suspeito de ser um dos fugitivos dessa operação, na qual "foram disparados tiros" em direção às forças policiais, precisou Mary.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.