sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Bataclan reabre em novembro, um ano após os ataques de Paris

A direção da sala de concertos parisiense Bataclan, onde em novembro três bombistas-suicidas mataram 90 pessoas, anunciou hoje que vai reabrir um ano depois dos ataques com quatro concertos, o primeiro dos quais do músico britânico Pete Doherty.

© Benoit Tessier / Reuters

Os trabalhos de renovação da sala começaram e, embora "a data exata da reabertura ainda não esteja marcada", a direção do Bataclan já agendou quatro concertos: o britânico Pete Doherty a 16 de novembro, o senegalês Youssou N'Dour e a sua banda Le Super Étoile de Dakar a 18 de novembro, a banda norte-americana Nada Surf a 2 de dezembro e o grupo de rap francês MZ a 3 de dezembro.

"Outros concertos e espetáculos serão anunciados nos próximos dias", acrescenta a direção num comunicado.

A sala de espetáculos, no centro de Paris, foi um dos alvos dos atentados de 13 de novembro de 2015, durante um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal. A sala mantém-se fechada desde então.

A direção do Bataclan explica no texto que as obras em curso são para recuperar as infraestruturas e equipamentos da sala, "sem modificar o arranjo" do espaço, para "preservar o calor e convivialidade" e "manter o espírito popular e festivo que sempre teve".

Além do Bataclan, os ataques visaram o Stade de France e esplanadas do centro da capital de França, onde outras 40 pessoas foram mortas.

Lusa

  • Aluno abre fogo em escola brasileira, pelo menos dois mortos

    Mundo

    Um aluno de 14 anos disparou vários tiros esta sexta-feira numa escola particular, em Goiânia, no Brasil. De acordo com o Globo, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos com gravidade. O aluno do 8.º ano foi detido pelas autoridades.

  • Um morto e sete feridos em ataque com faca na Polónia

    Mundo

    Um homem atacou esta sexta-feira várias pessoas com uma faca, num centro comercial em Stalowa Wola, na Polónia. Segundo as autoridades, uma pessoa morreram e sete ficaram feridas. O atacante foi preso pela polícia, depois de ser detido por alguns cidadãos que estavam no centro comercial.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão