sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Advogado de Abdeslam diz que cliente tem a inteligência de um cinzeiro vazio

O antigo advogado de Salah Abdeslam, o belga Sven Mary, elaborou para o jornal francês Liberation um retrato pouco lisonjeador do extremista, hoje extraditado da Bélgica para a França, considerando que tem "a inteligência de um cinzeiro vazio".

AP

"É um pequeno imbecil de Molenbeek que vem da pequena criminalidade, mais seguidor do que líder. Tem a inteligência de um cinzeiro vazio e tem uma abissal vacuidade. É o exemplo perfeito da geração GTA (o jogo de vídeo Grand Theft Auto) que acredita viver num videojogo", disse o advogado belga sobre o seu ex-cliente.

Sven Mary criticou também Abdeslam sobre a sua prática religiosa. "Perguntei-lhe se leu o Corão, que eu li, e ele respondeu-me que leu a interpretação do mesmo na Internet. Para espíritos simples, é perfeita, a net, é o máximo que conseguem entender," declarou Mary.

Na opinião do advogado, Abdeslam e os amigos "conseguiram tornar toda uma religião antipática."

Criticado pelas fortes palavras usadas na entrevista ao Libération, Mary explicou hoje à agência France-Presse ter avisado Abdeslam que concordou em usar "uma fórmula de choque para fazer passar uma mensagem comum".

O advogado belga deixou de ser responsável pela defesa de Salah Abdeslam na sequência da extradição do detido para França.

Embora o advogado admitisse no início do processo ter aceitado defender Abdeslam "sem hesitação", manifestou-se agora aliviado por deixar de o fazer.

"Toda a gente precisa de uma defesa. Mas a dado momento, pensei parar. Se soubesse que ia haver atentados em Bruxelas, não teria começado a tratar este processo," admitiu.

Sven Mary, habituado a defender personalidades polémicas, revelou que ser o advogado do alegado terrorista trouxe-lhe muitas inquietações tanto para ele como para a família.

"Fui agredido várias vezes, ora verbalmente, ora fisicamente. Dois tipos até esperaram por mim à frente do meu gabinete e houve uma troca de golpes mas eu sei defender-me. A polícia teve de escoltar várias vezes as minhas filhas para a escola" revelou.

Salah Abdeslam tem dois novos advogados para o representar a partir de hoje, Frank Berton e outro francês cujo nome não foi revelado, e deve ser questionado de forma mais extensa no dia 20 de maio.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17