Advogado de Abdeslam diz que cliente tem a inteligência de um cinzeiro vazio
27.04.2016 19h54
O antigo advogado de Salah Abdeslam, o belga Sven Mary, elaborou para o jornal francês Liberation um retrato pouco lisonjeador do extremista, hoje extraditado da Bélgica para a França, considerando que tem "a inteligência de um cinzeiro vazio".

AP
"É um pequeno imbecil de Molenbeek que vem da pequena criminalidade, mais seguidor do que líder. Tem a inteligência de um cinzeiro vazio e tem uma abissal vacuidade. É o exemplo perfeito da geração GTA (o jogo de vídeo Grand Theft Auto) que acredita viver num videojogo", disse o advogado belga sobre o seu ex-cliente.
Sven Mary criticou também Abdeslam sobre a sua prática religiosa. "Perguntei-lhe se leu o Corão, que eu li, e ele respondeu-me que leu a interpretação do mesmo na Internet. Para espíritos simples, é perfeita, a net, é o máximo que conseguem entender," declarou Mary.
Na opinião do advogado, Abdeslam e os amigos "conseguiram tornar toda uma religião antipática."
Criticado pelas fortes palavras usadas na entrevista ao Libération, Mary explicou hoje à agência France-Presse ter avisado Abdeslam que concordou em usar "uma fórmula de choque para fazer passar uma mensagem comum".
O advogado belga deixou de ser responsável pela defesa de Salah Abdeslam na sequência da extradição do detido para França.
Embora o advogado admitisse no início do processo ter aceitado defender Abdeslam "sem hesitação", manifestou-se agora aliviado por deixar de o fazer.
"Toda a gente precisa de uma defesa. Mas a dado momento, pensei parar. Se soubesse que ia haver atentados em Bruxelas, não teria começado a tratar este processo," admitiu.
Sven Mary, habituado a defender personalidades polémicas, revelou que ser o advogado do alegado terrorista trouxe-lhe muitas inquietações tanto para ele como para a família.
"Fui agredido várias vezes, ora verbalmente, ora fisicamente. Dois tipos até esperaram por mim à frente do meu gabinete e houve uma troca de golpes mas eu sei defender-me. A polícia teve de escoltar várias vezes as minhas filhas para a escola" revelou.
Salah Abdeslam tem dois novos advogados para o representar a partir de hoje, Frank Berton e outro francês cujo nome não foi revelado, e deve ser questionado de forma mais extensa no dia 20 de maio.
Lusa
Relacionados
-
Salah Abdeslam acusado em França de homicídio terrorista
Salah Abdeslam, o único sobrevivente do comando 'jihadista' que perpetrou os atentados de Paris de novembro de 2015, foi hoje acusado por um juiz francês de homicídio e de associação com um grupo terrorista, divulgou o seu advogado.
-
Televisão francesa mostra imagens de bombista de Paris a detonar cinto de explosivos
O canal de televisão francês M6 divulgou imagens do momento em que Brahim Abdeslam se fez explodir no restaurante Comptoir Voltaire, nos atentados de novembro em Paris.
-
Ministro belga compara terroristas Abdeslam e Abrini aos judeus da ocupação nazi
O ministro do Interior belga, Jan Jambon, comparou as detenções dos terroristas Salah Abdeslam e Mohamed Abrini, desaparecidos durante meses, com os "judeus que se esconderam na Bélgica durante a ocupação nazi". As declarações estão a provocar polémica.
- 0:40
Pai de Abdeslam espera que filho seja duramente punido pela justiça
O pai de Salah Abdeslam quebrou o silêncio e falou sobre o filho, que se encontra detido, suspeito de envolvimento nos atentados de Paris que fizeram 130 mortos. Numa entrevista a uma rádio, disse não compreender o que se passou e espera que o filho seja duramente punido pela justiça.
-
Abdeslam quer colaborar com as autoridades francesas
Salah Abdeslam, único sobrevivente do grupo que perpetrou os atentados de 13 de novembro em Paris, detido a 18 de março em Bruxelas, quer ir para França e "colaborar com as autoridades francesas", anunciou hoje um dos advogados.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36