sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Abdeslam publicou bandeira do Daesh no Facebook três semanas antes dos ataques de Paris

Salah Abdeslam, suspeito dos ataques de Paris, publicou uma imagem da bandeira do Daesh na sua página do Facebook, três semanas antes dos ataques realizados a 13 de novembro. A notícia foi avançada pelo site belga RTBF que refere que as autoridades tiveram conhecimento da publicação, mas não atuaram em conformidade.

Salah Abdeslam está em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Fleury-Mérogis (na foto), perto de Paris.

Salah Abdeslam está em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Fleury-Mérogis (na foto), perto de Paris.

© Christian Hartmann / Reuters

Salah Abdeslam é o o único sobrevivente do comando jihadista que perpetrou os atentados da capital francesa, foi capturado na Bélgica e depois extraditado para França.

Acusado de homicídio e de associação com um grupo terrorista, o francês de origem marroquina nasceu em Bruxelas há 26 anos está em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Fleury-Mérogis, perto de Paris, e será interrogado pelas autoridades francesas esta sexta-feira.

Os ataques na capital francesa causaram 130 mortos e várias centenas de feridos. Abdeslam conseguiu escapar à polícia durante quatro meses, foi detido em Bruxelas quatro dias depois do aeroporto e do metro da capital belga serem também alvo de atentados, a 22 de março.

De acordo com o RTBF, site de notícias belga em língua francesa, as autoridades tiveram conhecimento da publicação da bandeira do Daesh na página de Facebook de Abdeslam, mas nada fizeram. As autoridades também não valorizaram suspeitas levantadas por um informador sobre os irmãos Abdeslam, na altura em que residiam no bairro de Molenbeek, em Bruxelas.

  • Abdeslam à espera de julgamento sob vigilância apertada
    2:54

    Ataques em Paris

    Salah Abdeslam foi transferido hoje para França. O único suspeito vivo dos ataques em Paris foi extraditado pela justiça belga para Paris, onde vai ser julgado pelos ataques de 13 de novembro na capital francesa. Abdeslam já foi presente a tribunal em Paris para identificação e acusação formal. O suspeito tem 26 anos e vai ficar detido sob vigilância apertada à espera de julgamento. O advogado de defesa garante que Salah Abdeslam está disposto a colaborar com a justiça francesa e a assumir corresponsabilidade.

  • Salah Abdeslam extraditado para França, anuncia a procuradoria belga

    Ataques em Paris

    A procuradoria belga anunciou hoje que Salah Abdeslam, detido em Molenbeek, uma comuna de Bruxelas, por suspeito da autoria dos ataques de Paris, foi extraditado para França. A detenção de Abdeslam aconteceu em março, após quatro meses de operação antiterrorista das forças belgas e francesas, nos quais o suspeito conseguiu escapar às autoridades.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.