sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Áustria entrega a França dois suspeitos de participarem nos ataques de Paris

Áustria vai entregar às autoridades francesas dois homens suspeitos de terem participado nos ataques de 13 de novembro em Paris e que foram detidos num centro de refugiados em dezembro, informaram fontes judiciais.

Adel Haddadi, um argelino de 28 anos, e Mohammad Usman, um paquistanês de 34 anos, foram detidos a 10 de dezembro em Salzburgo.

Fonte próxima da investigação em França confirmou à agência noticiosa AFP a transferência dos dois homens sob quem pendia um mandado de captura europeu emitido pelas autoridades francesas.

A procuradoria-geral de Salzburgo recusou-se a confirmar a informação. Segundo a mesma fonte, Adel Haddadi terá "provavelmente participado nos assassínios em Paris".

"Ele desembarcou na ilha de Leros (Grécia) a 03 de outubro, juntamente com Mohammad Usman e dois iraquianos, não identificados, que se fizeram explodir perto do estádio de França, em Saint-Denis, a 13 de novembro", explicou.

Depois de chegarem a Leros, a polícia grega detetou que os passaportes de Haddadi e Usman eram falsos e os homens foram detidos e transferidos para um centro de acolhimento na Áustria.

O suspeito argelino juntou-se ao grupo extremista Estado Islâmico em fevereiro de 2015 e o paquistanês é descrito como um pirotécnico próximo de dois grupos extremistas paquistaneses ligados à Al-Qaida.

Os ataques de novembro em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, provocaram 130 mortos e mais de 350 feridos.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.