sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

CIA afirma que ataque em Istambul "tem a marca" do Daesh

O atentado de terça-feira num aeroporto Atatürk Istambul, que matou 41 pessoas, tem a "marca" do grupo extremista Estado Islâmico, afirmou hoje o diretor da CIA, John Brennan.

Ismail Coskun

"O ataque desprezível no aeroporto internacional de Istambul, que matou dezenas de pessoas e feriu muitas outras, tem sem dúvida nenhuma a marca da depravação do Daesh", declarou Brennan numa conferência em Washington.

O presidente norte-americano, Barack Obama, já tinha sugerido que o atentado seria obra da organização jihadista.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, apontou também o dedo ao Daesh, afirmando que "os indícios apontam para o grupo".

"Na maioria dos casos, se não em todos", o Daesh nunca reivindicou os ataques lançados na Turquia, recordou Brennan.

Os jihadistas realizaram os ataques para "enviar uma mensagem" aos turcos, mas não os reivindicaram pois não querem "alienar indivíduos dos quais podem tentar obter apoio", afirmou Brennan.

Com Lusa

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32