sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

CIA afirma que ataque em Istambul "tem a marca" do Daesh

O atentado de terça-feira num aeroporto Atatürk Istambul, que matou 41 pessoas, tem a "marca" do grupo extremista Estado Islâmico, afirmou hoje o diretor da CIA, John Brennan.

Ismail Coskun

"O ataque desprezível no aeroporto internacional de Istambul, que matou dezenas de pessoas e feriu muitas outras, tem sem dúvida nenhuma a marca da depravação do Daesh", declarou Brennan numa conferência em Washington.

O presidente norte-americano, Barack Obama, já tinha sugerido que o atentado seria obra da organização jihadista.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, apontou também o dedo ao Daesh, afirmando que "os indícios apontam para o grupo".

"Na maioria dos casos, se não em todos", o Daesh nunca reivindicou os ataques lançados na Turquia, recordou Brennan.

Os jihadistas realizaram os ataques para "enviar uma mensagem" aos turcos, mas não os reivindicaram pois não querem "alienar indivíduos dos quais podem tentar obter apoio", afirmou Brennan.

Com Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC