sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Cronologia dos atentados na Turquia nos últimos 12 meses

O aeroporto de Istambul foi atacado na terça-feira por um triplo atentado suicida que fez pelo menos 41 mortos e 239 feridos. Este é o quinto ataque com bombistas suicidas na Turquia este ano. Eis uma cronologia dos atentados dos últimos 12 meses no país.

Reuters

2016:

8 de junho: Seis mortos num atentado com um carro-bomba contra o posto da polícia de Midyat (sudeste), reivindicado pelos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

7 de junho: 11 mortos, incluindo seis polícias, num atentado com carro-bomba contra um autocarro de polícias de choque em Beyazit, bairro histórico de Istambul. O ataque foi reivindicado três dias depois pelos 'Falcões da liberdade do Curdistão' (TAK), grupo radical próximo do PKK inicialmente acusado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

31 de março: Sete polícias foram mortos e 27 pessoas ficaram feridas num atentado com carro-bomba em Diyarbakir, cidade principal do sudeste turco, maioritariamente curda. O ataque foi reivindicado pelo YPG, ramo militar do PKK.

19 de março: Quatro turistas mortos em Istambul -- três israelitas, dois dos quais também tinham nacionalidade americana, e um iraniano -- e 36 pessoas feridas num atentado cometido por um bombista suicida que se fez explodir na conhecida avenida Istiklal. As autoridades turcas culpam o Estado Islâmico (EI).

13 de março: 35 mortos e mais de 120 feridos num atentado com carro-bomba no centro de Ancara, reivindicado por um grupo radical dissidente do PKK, os TAK.

17 de fevereiro: 28 mortos e cerca de 80 feridos numa explosão de um carro-bomba conduzido por um bombista suicida em pleno centro de Ancara. O ataque, que tinha como alvo veículos militares, foi reivindicado pelos TAK.

14 de janeiro: Seis mortos - incluindo um polícia e cinco civis -- numa explosão de um carro-bomba que tinha como alvo a polícia central de Cina, a 30 quilómetros de Diyarbakir, reivindicado pelo PKK, que pediu desculpa pela morte de civis.

12 de janeiro: 12 turistas alemães mortos num atentado suicida em Sultanhamet, no centro histórico de Istambul. O ataque, atribuído ao EI pelas autoridades, foi perpetrado no antigo hipódromo que está à beira da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, num dos sítios mais turísticos do país.

2015:

10 de outubro: 103 mortos e mais de 500 feridos num duplo atentado suicida em frente à estação principal de Ancara, depois de uma reunião pró-curda. Este ataque, o mais mortífero alguma vez ocorrido na Turquia, foi atribuído pelas autoridades ao EI.

20 de julho: 34 mortos e uma centena de feridos num atentado em Suruç, perto da fronteira síria, que tinha como alvo os jovens militares da causa curda. Foi atribuído ao EI.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.