sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Governo diz que não há registo de vítimas portuguesas no atentado na Turquia

O Governo português declarou hoje que, até ao momento, não há registo de vítimas portuguesas no atentado que ocorreu, na terça-feira, num aeroporto em Istambul, na Turquia.

SEDAT SUNA

"Até ao momento, não há registo de portugueses feridos ou mortos no atentado ocorrido no aeroporto Atartük, em Istambul, ocorrido na terça-feira", disse fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Segundo a mesma fonte, o gabinete de emergência consular está em contacto com muitos portugueses que estão em trânsito na Turquia para prestar auxílio e apoio, nomeadamente aos cidadãos nacionais que perderam os seus voos em consequência do atentado.

"Não temos, até agora, informação de portugueses atingidos pelo atentado e também não temos informações das autoridades turcas nesse sentido", acrescentou.

Segundo a fonte, até ao momento, não foram registadas chamadas de pessoas para o gabinete de emergência consular a procurar por familiares desaparecidos na Turquia.

As autoridades turcas informaram que três atacantes abriram fogo na entrada do terminal internacional do aeroporto Ataturk antes de se fazerem explodir por volta das 22:00 de terça-feira (20:00 em Lisboa).

O atentado, que fez 36 mortos e mais de uma centena de feridos, ainda não foi reivindicado, embora o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, tenha referido que os indícios apontam para o grupo extremista Estado Islâmico.

O aeroporto em Istambul voltou a operar hoje, mas ainda são poucos os voos previstos, segundo a imprensa local.


Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.