sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

PM turco diz que Daesh é o provável autor do atentado de Istambul

O primeiro-ministro turco afirmou hoje que os primeiros indícios apontam o Daesh como o responsável pelo triplo atentado suicida, perpetrado no aeroporto de Istambul, que fez pelo menos 41 mortos e 239 feridos.

© Murad Sezer / Reuters

De acordo com a mais recente informação do Governo turco, pelo menos 41 pessoas morreram e 239 ficaram feridas no ataque. Segundo o primeiro-ministro turco, "os indícios apontam para o Daesh", acrónimo árabe de EI.

O aeroporto internacional Atatürk é o maior da Turquia e um dos que tem mais trânsito no mundo.

Segundo as autoridades turcas, os atacantes começaram por abrir fogo na entrada do terminal internacional antes de se fazerem explodir por volta das 22:00 de terça-feira (20:00 em Lisboa).

Tratou-se do mais mortífero dos quatro atentados que atingiram a maior cidade da Turquia este ano, em que a autoria de dois foi atribuída ao grupo extremista Estado Islâmico e outro foi reivindicado por um grupo curdo.

Entre as vítimas mortais do ataque figuram estrangeiros, segundo as autoridades, mas não foram facultados pormenores.

Relativamente aos feridos, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, indicou que ascendiam a 147.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC