sicnot

Perfil

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Atentado em Istambul

Autoridades revelam identidade de dois dos atacantes de Istambul

As autoridades turcas revelaram hoje a identidade de dois dos três suicidas que atacaram o aeroporto de Ataturk, em Istambul

© Murad Sezer / Reuters

Os homens identificados são Rakim Bulgarov e Vadim Osmanov, ambos com passaporte russo.


Na véspera as autoridades turcas tinham revelado que o trio era originário do Uzbequistão, Quirguistão e da República do Daguestão.


Até ao momento, nenhuma organização ou grupo terrorista assumiu a autoria do ataque.


Um dos mentores do atentado suicida de fevereiro em Ancara, que fez 28 mortos, foi morto esta sexta-feira numa operação de contraterrorismo no sudeste da Turquia.

  • Turismo em queda na Turquia após os atentados
    2:53

    Atentado em Istambul

    Istambul foi alvo de dois atentados terroristas só este mês e, após o atentado de terça-feira no aeroporto, as ruas ficaram mais vazias. Os comerciantes do Bazar de Istambul não se lembram de dias com tão poucos turistas. Em maio, as reservas nos hotéis foram 35% inferiores às do ano passado e o Ministério do Turismo confirmou ter sido a maior quebra na entrada de turistas em 22 anos, numa altura em que os planos são apoiar a atividade turística em milhões de euros.

  • Turquia decreta três dias de luto nacional
    2:47

    Atentado em Istambul

    Todos os indícios do atentado em Istambul parecem apontar para a autoria do Daesh, defendem as autoridades. A Turquia decretou três dias de luto nacional em memória das vítimas. Já se realizaram alguns dos funerais, numa altura em que o país luta para restabelecer a segurança naquele que é um dos mais movimentados aeroportos do mundo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.