sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Hollande regressa a Paris para reunir célula de crise

O Presidente francês, François Hollande, regressou hoje a Paris, proveniente de Avignon, para se juntar à célula de crise, informou a Presidência francesa, na sequência do atentado, em Nice, que fez pelo menos 30 mortos.

© Eric Gaillard / Reuters

"O Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro (Manuel Valls) e o ministro do Interior (Bernard Cazeneuve)" no Ministério do Interior, informou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês tinha hoje afirmado, em entrevista, que o estado de emergência declarado após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris iria ser levantado até ao final deste mês, porque houve um reforço da lei de segurança.

Os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris, provocaram quase 140 mortos e centenas de feridos.

Um camião embateu hoje contra uma multidão em Nice, no sul de França, que assistia a um fogo-de-artifício por ocasião do dia da Bastilha, provocando pelo menos 30 mortos e 100 de feridos.

O condutor do camião foi abatido pelas forças de segurança, disse o subdelegado do Governo para a região, Sébastien Humbert.

As pessoas foram aconselhadas a permanecerem em casa.

O atentado ocorreu na promenade des Anglais, um local turístico da cidade e um importante perímetro de segurança foi levantado no local.

O camião, branco, embateu com toda a velocidade contra a multidão, provocando um movimento de pânico, afirmaram jornalistas no local.

Várias ambulâncias estão no local e houve um reforço das forças de segurança e militares.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.