sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Embaixada em Washington cancela festa, Obama condena, Felipe VI solidário

O embaixador da França nos Estados Unidos cancelou esta noite o baile de 14 de julho que estava previsto para a embaixada em Washington e informou a comunidade francesa que estava presente do atentado em Nice.

OLIVIER ANRIGO

Esta noite em Nice um camião atingiu as pessoas que festejavam o dia de França na marginal e provocou pelo menos 70 mortos, segundo as autoridades.

Na embaixada de França em Washington estavam centenas de pessoas no salão e nos jardins, que se preparavam para o baile quando foram informadas da tragédia pelo embaixador, que cancelou a iniciativa.

Também em Washington a Casa Branca disse que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já tinha sido informado do ataque em Nice.

Obama manifestou solidariedade com a França e condenou "o que parece ser um horrível ataque terrorista". A Casa Branca está em contacto com as autoridades francesas e já se manifestou disponível para ajudar as autoridades gaulesas na investigação do ataque, disse o Presidente dos Estados Unidos.

O gabinete da primeira-ministra britânica também informou que Theresa May está a ser informada da situação em Nice. "Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados poe este terrível acidente num dia em que era para ser de celebração", disse um porta-voz.

Em Espanha o Rei informou que também segue atentamente a situação em Nice. Felipe VI já expressou o apoio e solidariedade do povo espanhol para com a França.

O candidato republicano à Casa Branca também já comentou o atentado de Nice, afirmando na sua conta do Twitter: "Outro ataque horrível, desta vez em Nice, França. Muitos mortos e feridos. Quando é que vamos aprender? Isto só está a piorar". Donald Trump adiou a conferência de imprensa que tinha prevista para hoje, para anunciar a sua escolha para vice-Presidente.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.