sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Município de Lisboa com bandeira a meia haste

A Câmara de Lisboa vai ter, entre hoje e domingo, a bandeira do município colocada a meia haste em "profunda solidariedade" com as vítimas do atentado de quinta-feira à noite em Nice, França, foi anunciado.

"Num gesto solidário, unindo as duas cidades e em homenagem às vítimas inocentes, o município de Lisboa coloca durante três dias a sua bandeira a meia haste nos edifícios dos Paços do Concelho e do Campo Grande", divulgou a autarquia em comunicado.

Citado na mesma nota, o presidente da câmara, Fernando Medina (PS), salienta que "Lisboa encontra-se unida" a Paris na "determinação em vencer este horror arbitrário e sem rosto que é o terrorismo".

O comunicado adianta que "a profunda persistência e união à volta dos valores celebrados no Dia da Bastilha, como a Igualdade, Liberdade e Fraternidade, é garantia mais forte que a liberdade vencerá sempre a barbárie".

Um camião atingiu na quinta-feira à noite uma multidão em Nice, na Promenade des Anglais, quando decorria um fogo de artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e uma centena de feridos, 18 dos quais continuam em estado considerado crítico. O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas já consideraram estar perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado. França decretou luto nacional de três dias.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52