sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Polícia tunisina interroga familiares próximos de autor do ataque de Nice

A polícia de Tunes começou hoje a interrogar vários familiares de Mohamed Lahouj Bouhlel, identificado como o autor do atentado da noite de quinta-feira em Nice que provocou 84 mortos, indicaram fontes dos serviços de segurança.

© Eric Gaillard / Reuters

Os mesmos responsáveis indicaram que estão a ser interrogados os cunhados do autor do atentado, que era casado com uma prima com quem teve três filhos.

As autoridades tunisinas condenaram o atentado de Nice e pediram para aumentar a cooperação internacional contra o terrorismo.

Um camião atingiu na quinta-feira à noite uma multidão em Nice, França, na Promenade des Anglais, quando decorria um fogo de artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos.

Entre as vítimas mortais contam-se "dez crianças e adolescentes", afirmou François Mollins, procurador de Paris responsável pela secção antiterrorista do ministério público francês.

Das 202 pessoas que ficaram feridas, 52 estão entre a vida e a morte, precisou o magistrado.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou hoje o Governo português.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas já consideraram estar perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado. França decretou luto nacional de três dias.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada

Lusa

  • Camião usado no atentado já foi retirado do Passeio dos Ingleses
    0:39

    Atentado em Nice

    O camião usado no atentado de ontem já foi retirado do Passeio dos Ingleses, na marginal de Nice. O pesado foi removido com a ajuda de um reboque. Nas imagens é possivel ver o para-brisas do camiao com vários buracos de balas. O veículo foi alugado pelo autor do massacre na passada segunda-feira a uma empresa em Saint Laurent du Var, a poucos quilómetros de Nice.

  • Casa Branca com bandeiras a meia-haste devido ao atentado em Nice

    Atentado em Nice

    Barack Obama ordenou que as bandeiras da Casa Branca e de todos os edifícios governamentais fossem colocadas a meia-haste, uma homenagem às vítimas do atentado em Nice, que fez pelo menos duas vítimas norte-americanas. Um homem de 51 anos e o filho de 11, que estavam de férias na cidade francesa. Está prevista para pouco depois das oito da noite uma declaração do Presidente dos Estados Unidos sobre este ataque terrorista que voltou a atingir França.

  • Volta a França faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado em Nice

    Atentado em Nice

    A Volta à França ficou ensombrada pelo atentado em Nice. No arranque e no final da 13ª etapa foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. A organização ainda ponderou suspender a prova ma esta acabou por se realizar, de forma a passar um sinal de que não haverá cedências ao medo provocado pelos ataques terroristas. A segurança foi reforçada, com elementos das forças especiais da polícia francesa e um helícoptero, e não houve o habitual ambiente de festa que rodeia a Volta.

  • Díli decide legislativas em Timor-Leste
    1:48

    Mundo

    A diferença de votos entre os dois maiores partidos timorenses nas eleições legislativas vai ser mínima e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) ainda pode vencer a Fretilin, que continua à frente na contagem, com cerca de 90% dos votos contados. Na sede do CNRT, em Díli, os números do partido apontam a uma vitória em Díli - o último município onde ainda não terminou a contagem - que poderá permitir reverter a liderança que a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) manteve durante toda a contagem.A diferença de votos entre os dois partidos vai ser mínima - podendo não chegar a 3.000 votos - o que pode implicar que tenham o mesmo número de lugares no Parlamento Nacional, que elege um total de 65 deputados.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.