sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Polícia tunisina interroga familiares próximos de autor do ataque de Nice

A polícia de Tunes começou hoje a interrogar vários familiares de Mohamed Lahouj Bouhlel, identificado como o autor do atentado da noite de quinta-feira em Nice que provocou 84 mortos, indicaram fontes dos serviços de segurança.

© Eric Gaillard / Reuters

Os mesmos responsáveis indicaram que estão a ser interrogados os cunhados do autor do atentado, que era casado com uma prima com quem teve três filhos.

As autoridades tunisinas condenaram o atentado de Nice e pediram para aumentar a cooperação internacional contra o terrorismo.

Um camião atingiu na quinta-feira à noite uma multidão em Nice, França, na Promenade des Anglais, quando decorria um fogo de artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos.

Entre as vítimas mortais contam-se "dez crianças e adolescentes", afirmou François Mollins, procurador de Paris responsável pela secção antiterrorista do ministério público francês.

Das 202 pessoas que ficaram feridas, 52 estão entre a vida e a morte, precisou o magistrado.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou hoje o Governo português.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas já consideraram estar perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado. França decretou luto nacional de três dias.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada

Lusa

  • Camião usado no atentado já foi retirado do Passeio dos Ingleses
    0:39

    Atentado em Nice

    O camião usado no atentado de ontem já foi retirado do Passeio dos Ingleses, na marginal de Nice. O pesado foi removido com a ajuda de um reboque. Nas imagens é possivel ver o para-brisas do camiao com vários buracos de balas. O veículo foi alugado pelo autor do massacre na passada segunda-feira a uma empresa em Saint Laurent du Var, a poucos quilómetros de Nice.

  • Casa Branca com bandeiras a meia-haste devido ao atentado em Nice

    Atentado em Nice

    Barack Obama ordenou que as bandeiras da Casa Branca e de todos os edifícios governamentais fossem colocadas a meia-haste, uma homenagem às vítimas do atentado em Nice, que fez pelo menos duas vítimas norte-americanas. Um homem de 51 anos e o filho de 11, que estavam de férias na cidade francesa. Está prevista para pouco depois das oito da noite uma declaração do Presidente dos Estados Unidos sobre este ataque terrorista que voltou a atingir França.

  • Volta a França faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado em Nice

    Atentado em Nice

    A Volta à França ficou ensombrada pelo atentado em Nice. No arranque e no final da 13ª etapa foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. A organização ainda ponderou suspender a prova ma esta acabou por se realizar, de forma a passar um sinal de que não haverá cedências ao medo provocado pelos ataques terroristas. A segurança foi reforçada, com elementos das forças especiais da polícia francesa e um helícoptero, e não houve o habitual ambiente de festa que rodeia a Volta.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.