sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Polícia tunisina interroga familiares próximos de autor do ataque de Nice

A polícia de Tunes começou hoje a interrogar vários familiares de Mohamed Lahouj Bouhlel, identificado como o autor do atentado da noite de quinta-feira em Nice que provocou 84 mortos, indicaram fontes dos serviços de segurança.

© Eric Gaillard / Reuters

Os mesmos responsáveis indicaram que estão a ser interrogados os cunhados do autor do atentado, que era casado com uma prima com quem teve três filhos.

As autoridades tunisinas condenaram o atentado de Nice e pediram para aumentar a cooperação internacional contra o terrorismo.

Um camião atingiu na quinta-feira à noite uma multidão em Nice, França, na Promenade des Anglais, quando decorria um fogo de artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos.

Entre as vítimas mortais contam-se "dez crianças e adolescentes", afirmou François Mollins, procurador de Paris responsável pela secção antiterrorista do ministério público francês.

Das 202 pessoas que ficaram feridas, 52 estão entre a vida e a morte, precisou o magistrado.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou hoje o Governo português.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas já consideraram estar perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado. França decretou luto nacional de três dias.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada

Lusa

  • Camião usado no atentado já foi retirado do Passeio dos Ingleses
    0:39

    Atentado em Nice

    O camião usado no atentado de ontem já foi retirado do Passeio dos Ingleses, na marginal de Nice. O pesado foi removido com a ajuda de um reboque. Nas imagens é possivel ver o para-brisas do camiao com vários buracos de balas. O veículo foi alugado pelo autor do massacre na passada segunda-feira a uma empresa em Saint Laurent du Var, a poucos quilómetros de Nice.

  • Casa Branca com bandeiras a meia-haste devido ao atentado em Nice

    Atentado em Nice

    Barack Obama ordenou que as bandeiras da Casa Branca e de todos os edifícios governamentais fossem colocadas a meia-haste, uma homenagem às vítimas do atentado em Nice, que fez pelo menos duas vítimas norte-americanas. Um homem de 51 anos e o filho de 11, que estavam de férias na cidade francesa. Está prevista para pouco depois das oito da noite uma declaração do Presidente dos Estados Unidos sobre este ataque terrorista que voltou a atingir França.

  • Volta a França faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado em Nice

    Atentado em Nice

    A Volta à França ficou ensombrada pelo atentado em Nice. No arranque e no final da 13ª etapa foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. A organização ainda ponderou suspender a prova ma esta acabou por se realizar, de forma a passar um sinal de que não haverá cedências ao medo provocado pelos ataques terroristas. A segurança foi reforçada, com elementos das forças especiais da polícia francesa e um helícoptero, e não houve o habitual ambiente de festa que rodeia a Volta.

  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.