sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Hollande cancela parte da ronda europeia, mas mantém Portugal

O presidente francês, François Hollande, cancelou parte da digressão europeia prevista para discutir o Brexit, na sequência do atentado que matou 84 pessoas em Nice, mas mantém a visita a Portugal, informou hoje a presidência francesa.

© Eric Gaillard / Reuters

O chefe de Estado não viajará para a Áustria, a Eslováquia e a República Checa na quarta-feira.

No entanto, manterá a visita a Portugal na terça-feira e à Irlanda na quinta-feira, como planeado.

No seu programa inicial, anunciado antes do atentado de Nice, o presidente francês deveria discutir com os países a saída do Reino Unido da União Europeia.

Após o referendo que ditou a saída do Reino Unido, no mês passado, Hollande, a chanceler Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, disseram querer dar um "novo ímpeto" ao bloco, particularmente nas áreas da "defesa, crescimento, emprego e competitividade".

Na quinta-feira à noite, um camião avançou durante dois quilómetros sobre as pessoas que estavam na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O atentado, que segundo o último balanço fez 84 mortos e 202 feridos, já foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Entre as vítimas mortais contam-se "dez crianças e adolescentes", afirmou François Mollins, procurador de Paris responsável pela secção antiterrorista do ministério público francês.

Das 202 pessoas que ficaram feridas, 52 estão entre a vida e a morte, precisou o magistrado.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo português.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC