sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Autor do atentado em Nice tinha interesse "claro e recente" pelo radicalismo islâmico

O procurador de Paris, François Mollins, afirmou hoje que Mohamed Lahouaiej Bouhlel, que conduziu um camião contra a multidão em Nice (sudeste de França) na quinta-feira, tinha "um interesse claro e recente pelo movimento radical islâmico".

© Eric Gaillard / Reuters

O ataque na marginal de Nice, no qual morreram 84 pessoas, "foi premeditado", afirmou.

As investigações mostraram que o tunisino tinha pesquisado informação na Internet, entre 1 e 13 de julho, sobre os ataques terroristas em Orlando (Florida, Estados Unidos) e em Magnanville, nos arredores de Paris.

No computador de Bouhlel foram encontradas imagens violentas "relacionadas com o Islão radical", além de "pesquisas quase diárias sobre suratas do Alcorão e cânticos religiosos usados pelo Daesh como ferramenta de propaganda", indicou Mollins.

Bouhlel esteve na marginal em várias ocasiões e tirou várias fotografias no dia do ataque, acrescentou o procurador, indicando que o camião foi reservado no dia 4 de julho.

Na quinta-feira à noite, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice, que estava a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos. Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

O grupo extremista Daesh reclamou a autoria do atentado.


Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.