sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Governo diz que não foi estabelecida relação entre autor e "redes terroristas"

O ministro do Interior de França disse hoje que "não foram estabelecidas pela investigação nesta fase" relações entre o homem que matou 84 pessoas em Nice e "as redes terroristas", incluindo o Daesh, que reivindicou o ataque.

© Eric Gaillard / Reuters

"O modo operacional toma emprestado completamente o que são as mensagens do Daesh", disse, no entanto, Bernard Cazeneuve à rádio RTL.

"Não podemos excluir que um indivíduo desequilibrado e muito violento" se tenha, "através de uma rápida radicalização, comprometido com este crime absolutamente horrendo", acrescentou.

Na quinta-feira à noite, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice, que estava a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos. Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

O grupo extremista Desh reclamou a autoria do atentado.

Com Lusa

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o radicalismo do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, Passos diz que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma força do mal.

  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34

    Mundo

    Aconteceu numa estação de comboios em Melbourne, na Austrália, esta terça-feira. Uma mulher que tentava subir à plataforma foi salva por três agentes da polícia no momento em que chegava um comboio. As imagens de videovigilância foram agora divulgadas.