sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

Fernando Seara é o candidato do PSD à Câmara de Odivelas

Fernando Seara não quis fazer mais comentários sobre esta decisão, acrescentando apenas que só tomará uma posição mais concreta depois de ler o acórdão.

NUNO ANDRE FERREIRA

O atual vereador em Lisboa e ex-presidente da autarquia de Sintra, Fernando Seara, vai ser o candidato social-democrata à Câmara Municipal de Odivelas nas próximas eleições autárquicas, confirmou à Lusa o líder da distrital do PSD de Lisboa.

"A distrital aprovou hoje Fernando Seara para a Câmara Municipal de Odivelas, um nome altamente experimentado, um homem que ganhou três maiorias absolutas em Sintra e que acreditamos que vai ganhar mais uma vez", afirmou Miguel Pinto Luz.

Segundo o dirigente social-democrata, o antigo presidente da Câmara de Sintra, entre 2002 e 2013, é "um autarca conhecido e reconhecido, de que Odivelas precisa para estar no mapa em que nunca esteve".

"É com um enorme regozijo que anunciamos Fernando Seara para a Câmara de Odivelas, um nome forte e uma aposta forte da distrital de Lisboa do PSD", reforçou Miguel Pinto Luz.

O também vice-presidente da Câmara de Cascais notou que, quando Fernando Seara perdeu nas anteriores eleições autárquicas para o socialista António Costa, "toda a gente sabia que era uma batalha difícil", mas o social-democrata "deu a cara e o PSD está agradecido pelo que fez em Lisboa".

Miguel Pinto Luz recordou que, até muito perto das eleições, perante as dúvidas suscitadas por movimentos de cidadãos em relação às candidaturas de autarcas que tinham atingido o limite de três mandatos por um município, "foi uma situação muito complexa, mas em que Fernando Seara levou o barco a bom porto até ao fim".

Uma fonte do PSD admitiu que Fernando Seara venha a concorrer também com o CDS-PP, apesar de a coligação ainda não ter sido formalizada entre os dois partidos.Fernando Roboredo Seara, de 61 anos, natural de Viseu, advogado, foi professor universitário de Direito, deputado pelo PSD e é também reconhecido enquanto sócio do Sport Lisboa e Benfica e como comentador desportivo.

Eleito vereador pela coligação Sentir Lisboa (PSD/CDS-PP), Fernando Seara suspendeu recentemente o mandato por motivos de saúde.

O atual executivo de Odivelas, liderado pelo socialista Hugo Martins, é composto por seis eleitos do PS, dois do PSD, também com competências delegadas, e três da CDU.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 1 de outubro, a CDU já anunciou a candidatura à presidência da câmara de Fernando Painho Ferreira, enquanto o Bloco de Esquerda concorre com Paulo Sousa.

Lusa

  • Fernando Seara absolvido dos crimes de que estava acusado
    1:35

    País

    O antigo presidente da Câmara de Sintra foi esta terça-feira absolvido dos 8 crimes de prevaricação de que estava acusado. O tribunal diz que Fernando Seara não teve intervenção nas obras que foram feitas sem concurso, como sustentava o Ministério Público.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00