sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

João Semedo desiste da candidatura à Câmara do Porto

"Para me tratar, necessito de interromper a candidatura"

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo anunciou hoje que renuncia à sua candidatura à Câmara do Porto, devido a problemas de saúde.

Última atualização às 12:18

Em conferência de imprensa, o bloquista afirmou "que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista" tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é "inadiável" e "incompatível" com a atividade que desenvolveu nos últimos três meses.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, anunciou que João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto.

Catarina Martins salientou, contudo, que o BE continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, "com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política", bem como com "a sua presença na medida do esforço que pode fazer", passando a ser o cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

Assim, Semedo e João Teixeira Lopes trocam de lugar, passando o primeiro a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto e o segundo a candidato à liderança da autarquia.

João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita "de interromper agora" a sua candidatura e que dá "hoje por concluída essa candidatura e essa atividade".

Mas "esta candidatura 'Porto: agora as pessoas' vai continuar, mantendo os seus objetivos, a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto", sublinhou João Semedo.

"Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projetando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 1 de outubro, cumprindo esse objetivo", concluiu.

A coordenadora do BE enalteceu "a generosidade e determinação" de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade"."Vamos continuar esse percurso", garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua "grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projeto".

João Semedo e Teixeira Lopes "fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas", disse Catarina Martins.

Com Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC