sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

João Semedo desiste da candidatura à Câmara do Porto

"Para me tratar, necessito de interromper a candidatura"

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo anunciou hoje que renuncia à sua candidatura à Câmara do Porto, devido a problemas de saúde.

Última atualização às 12:18

Em conferência de imprensa, o bloquista afirmou "que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista" tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é "inadiável" e "incompatível" com a atividade que desenvolveu nos últimos três meses.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, anunciou que João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto.

Catarina Martins salientou, contudo, que o BE continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, "com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política", bem como com "a sua presença na medida do esforço que pode fazer", passando a ser o cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

Assim, Semedo e João Teixeira Lopes trocam de lugar, passando o primeiro a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto e o segundo a candidato à liderança da autarquia.

João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita "de interromper agora" a sua candidatura e que dá "hoje por concluída essa candidatura e essa atividade".

Mas "esta candidatura 'Porto: agora as pessoas' vai continuar, mantendo os seus objetivos, a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto", sublinhou João Semedo.

"Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projetando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 1 de outubro, cumprindo esse objetivo", concluiu.

A coordenadora do BE enalteceu "a generosidade e determinação" de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade"."Vamos continuar esse percurso", garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua "grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projeto".

João Semedo e Teixeira Lopes "fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas", disse Catarina Martins.

Com Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.