sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

João Semedo desiste da candidatura à Câmara do Porto

"Para me tratar, necessito de interromper a candidatura"

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo anunciou hoje que renuncia à sua candidatura à Câmara do Porto, devido a problemas de saúde.

Última atualização às 12:18

Em conferência de imprensa, o bloquista afirmou "que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista" tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é "inadiável" e "incompatível" com a atividade que desenvolveu nos últimos três meses.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, anunciou que João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto.

Catarina Martins salientou, contudo, que o BE continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, "com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política", bem como com "a sua presença na medida do esforço que pode fazer", passando a ser o cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

Assim, Semedo e João Teixeira Lopes trocam de lugar, passando o primeiro a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto e o segundo a candidato à liderança da autarquia.

João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita "de interromper agora" a sua candidatura e que dá "hoje por concluída essa candidatura e essa atividade".

Mas "esta candidatura 'Porto: agora as pessoas' vai continuar, mantendo os seus objetivos, a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto", sublinhou João Semedo.

"Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projetando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 1 de outubro, cumprindo esse objetivo", concluiu.

A coordenadora do BE enalteceu "a generosidade e determinação" de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade"."Vamos continuar esse percurso", garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua "grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projeto".

João Semedo e Teixeira Lopes "fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas", disse Catarina Martins.

Com Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Narcotraficante condenado a prisão perpétua nos EUA

    Mundo

    Eliú Alexander Lorenzana Cordón, cidadão da Guatemala acusado de liderar uma rede de tráfico de drogas com vínculos estreitos com o violento cartel mexicano de Sinaloa, foi condenado a prisão perpétua por um tribunal norte-americano, esta quinta-feira.