sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Rui Moreira apresenta recandidatura ao Porto em 01 de julho

O atual presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, apresenta a sua recandidatura à autarquia no dia 01 de julho, data em que arrancarão as ações de campanha. "A exatamente três meses das eleições, Rui Moreira apresenta no próximo sábado, dia 01 de julho, a candidatura do seu movimento independente aos órgãos autárquicos do Porto", indica o comunicado da candidatura.

A apresentação, acrescenta o documento, "marcará o arranque das ações de campanha que visam a eleição de Rui Moreira como presidente da câmara e de um conjunto de cidadãos interessados em dar ao Porto uma equipa que lhe permita continuar o extraordinário desenvolvimento cultural, económico, urbanístico e social que a cidade conheceu nos últimos quatro anos, mas também em dar os passos seguintes de uma cidade que se afirma internacionalmente".

Nas últimas eleições, a candidatura de Rui Moreira, sob o lema "O Nosso Partido é o Porto" foi o "primeiro movimento independente a ganhar uma eleição em grandes cidades europeias, tendo sido considerada uma das surpresas das eleições autárquicas, depois de ter obtido quase o dobro dos votos dos dois principais partidos juntos", salienta.

O resultado então obtido (39,25%) permitiu à candidatura eleger seis vereadores, ficando a um mandato de obter a maioria absoluta, vencendo também as eleições para a Assembleia Municipal e em cinco das sete juntas de freguesia.

O empresário Rui Moreira, de 60 anos, foi o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto e recandidata-se a um segundo mandato, com o apoio formal do CDS, que prescindiu de candidato próprio.

Eleito com 39,25% dos votos em 2013, o independente assegurou a governabilidade da cidade com um acordo pós-eleitoral com o PS. Para as autárquicas deste ano, o PS decidiu em maio avançar com um candidato próprio, Manuel Pizarro, após o movimento independente de Rui Moreira - Porto, O Nosso Partido ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Rui Moreira nasceu no Porto em 08 de agosto de 1956, frequentou o Colégio Alemão do Porto e o Liceu Nacional Garcia de Orta.Licenciou-se em gestão de empresas em 1978, pela Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra), tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi presidente da Associação Comercial do Porto entre 2001 e 2013 e presidente da Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) entre maio de 2011 e dezembro de 2012.

Na corrida à câmara do Porto, para as eleições de 01 de outubro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Teixeira Lopes, pelo BE, e Ilda Figueiredo pela CDU.

Lusa

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01