sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Ramalho Eanes para Medina: "não me lixe e faça um bom trabalho"

O candidato socialista à presidência da Câmara de Lisboa vai contar com o apoio do Livre e dos movimentos independentes Cidadãos por Lisboa e Lisboa é Muita Gente, segundo o cartaz da candidatura, denominada "Lisboa precisa de todos". Ramalho Eanes foi uma das figuras presentes, esta segunda-feira, na apresentação da candidatura, e Medina chegou até a lembrar uma conversa que teve com o general, que lhe disse: "Nós na tropa tínhamos duas formas de dizer as coisas: a forma simples e à bruta. Vou dizer isto à bruta: não me lixe e faça um bom trabalho".

Fernando Medina, que é presidente da Câmara de Lisboa desde 6 de abril 2015 - data em que substituiu nestas funções o atual primeiro-ministro e líder socialista, António Costa - apresentou esta segunda-feira a sua candidatura perante militantes e simpatizantes no recentemente reabilitado Palácio Galveias, em Lisboa.

O PS tem vindo a contar, desde 2009, com o apoio dos movimentos independentes Cidadãos por Lisboa (liderado por Helena Roseta) e Lisboa é Muita Gente (encabeçado por José Sá Fernandes), mas estes acordos ainda não estavam confirmados para as próximas eleições autárquicas.

No encontro, marcaram presença, além de Helena Roseta e de José Sá Fernandes, o líder do Livre, Rui Tavares.

Intervindo na apresentação, Fernando Medina anunciou que a comissão de honra da candidatura "Lisboa precisa de todos" é presidida pelo fadista Carlos do Carmo, enquanto a fadista Mariza foi eleita como mandatária.

Falando sobre Carlos do Carmo, o autarca assinalou que, ao longo dos anos, contou com a "sua amizade e com o seu empenho sempre crítico sobre a sua cidade, a sua cidade de Lisboa".

Já referindo-se a Mariza, considerou ser "alguém que representa muito da cidade".

"Chegou aqui pequena [...] e hoje é um dos principais rostos da cultura portuguesa e uma das principais embaixadoras do fado", precisou.

No início da sua intervenção, Fernando Medina afirmou ser com "um enorme orgulho" que se lança "nesta aventura" e evocou o legado deixado por António Costa.

"Hoje, depois de dois anos e meio a ocupar a posição de presidente da Câmara, a minha admiração pelo António aumentou muito. Sei o quão extraordinário presidente ele foi e o quão extraordinário foi o legado que ele nos deixou", afirmou.

Já apontando que recebeu congratulações de personalidades que não conseguiram estar presentes, o autarca disse que a presença do general Ramalho Eanes "sintetiza o apoio dos que não estão".

E confidenciou uma conversa anterior tida com Ramalho Eanes, na qual o general lhe disse: "Nós na tropa tínhamos duas formas de dizer as coisas: a forma simples e à bruta. Vou dizer isto à bruta: não me lixe e faça um bom trabalho".

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 01 de outubro, concorrem também à presidência da Câmara de Lisboa Assunção Cristas (líder do CDS-PP), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE) e Teresa Leal Coelho (PSD).

Pelo PAN e pelo partido Nós, Cidadãos! as candidatas são, respetivamente, Inês Sousa Real e Joana Amaral Dias.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC